Apesar do computador ainda ser muito importante na vida de muita gente, a quantidade de pessoas alcançadas pelo smartphones e tablets atualmente é muito maior. Afinal, é inegável a praticidade de poder carregar tais aparelhos para onde quer que vá, possibilitando a resolução de problemas a qualquer hora e em qualquer lugar. Essa mudança vem fazendo com que muitas empresas acabem indo também para o canal mobile, inclusive as de concessão de crédito, já que, hoje em dia, muitas pessoas realizam pagamentos por meio dos celulares e tablets.
Segundo Emilio “Pitico” Vieira Neto, diretor e sócio da Cobrev, está na hora de aproveitar essa tendência para buscar produtos e serviços com melhor resultado e assertividade na abordagem e negociação de dívidas, ampliando o contato da base de cliente devedores. “É preciso haver melhorias nas aplicações e sites web mobile já existentes que ajudam a impulsionar os resultados, a distinguir de maneira mais rápida os problemas do cliente, e melhorar a lealdade do devedor no acordo realizado”, aconselha.
Dentro disso, algumas medidas podem ser tomadas pelas empresas de cobrança, a fim de realizarem uma operação nesse canal, como oferecer um canal direto para o serviço ao cliente no ambiente mobile, apoiando a recuperação via canal eletrônico; programar o roteamento direto para os agentes de cobranças para acelerar as negociações; fazer do chat mobile uma ferramenta mais efetiva com o direcionamento e contexto, diminuindo tempo e custos; e proporcionar atualizações das dívidas para os clientes proativos de smartphones, a fim de reduzir consultas. “Acessar o conteúdo desejado onde estiver, realizar uma negociação e até fazer pagamentos sem a necessidade de andar com cartões, dinheiro e outras formas de pagamento é o que mais se quer num mundo onde temos pouco tempo para executar as tarefas do dia-a-dia”, conclui Pitico.