Uma coisa é certa: tanto a cobrança terceirizada como a interna tem um objetivo principal, que é a recuperação de crédito. No entanto, o tempo para efetivação da atividade pode ser um diferencial entre as duas opções. “Terceirizar esse processo com uma empresa especializada significa acelerar o ciclo de recuperação face às diversas ferramentas disponibilizadas, além do processo de higienização e enriquecimento da base de informações”, afirma Valdir de Oliveira Neves, diretor comercial e novos negócios da Audac.
O executivo explica que, como a remuneração na terceirizada decorre do sucesso na cobrança, há mais foco nos resultados do que na internalizada. “A cobrança interna geralmente carece de maior disciplina e por conseqüência efetividade nos resultados, embora seja visto como vantagem a ausência do custo investido na empresa cobradora”, diz.
Os resultados da cobrança terceirizada são mais expressivos do que a interna, segundo Neves, devido às vantagens de serem realizados dentro de uma política e estratégias definidas, visando além da negociação, o retorno do cliente ao mercado. “Na cobrança interna esse processo de relacionamento com o cliente, ora sendo cobrado ora sendo abordado pela área comercial, geralmente não fica claramente segregado, e percebido pelo cliente. Adicionalmente, o atendimento adequado a legislação de proteção ao consumidor nos processos de cobrança são seguidos nas empresas especializadas”, diz.
O diretor acredita que internalizar a cobrança pode se tornar um processo de risco se não for bem planejado, considerando custo e foco, além da contratação de profissionais experientes. “Será arriscado se não for adequadamente estruturado. Os riscos de ações contra podem representar expressivo prejuízo para a empresa. É preciso treinar a equipe constantemente, para que os aspectos de visão e missão sejam preservados.”, alerta Neves.