Problemas de cadastro podem ser um grande problema para a eficácia do ato de cobrança. CRF errado, mudança de endereço, troca de telefone. Uma informação errada e todo trabalho será em vão, além de gerar custos. “Muitas negociações são perdidas ou alongadas desnecessariamente por falhas no momento da atualização cadastral”, segundoacrescenta Carlos Eduardo Feist, gerente de MIS e planejamento da RBrasil Soluções.
Segundo o executivo, esses problemas podem ser causados por diversos fatores. Além do fator humano a questão tecnológica pode criar entraves. “Muitas empresas do mercado trabalham com mais de um CRM em suas estruturas e com diversas ferramentas de discagem, além de sistemas paralelos para gestão de BI. Essa característica inviabiliza a unificação dos dados em um único banco”, conta.
Nesse sentido, o uso de tecnologia pode auxiliar na questão. Um exemplo citado por Feist é a data warehouse, que é uma estruturação de dados. Ele explica que, dessa forma é possível integrar as bases de dados de sistemas distintos, além de fazer a definição do melhor telefone, endereço, e-mail e horário de contato individual do devedor. Além disso, outra solução segundo o executivo é investir na melhoria dos colaboradores, com treinamentos e avaliações constantes.