O Índice Fipe/Buscapé apontou uma inflação de 6,13% em julho deste ano, na comparação com julho de 2015. Em análise com a E-bit, o levantamento mostra que os preços no comércio eletrônico variaram abaixo da inflação oficial do País, IPCA de 8,74%, no mesmo período. Já na comparação mensal, de julho com junho deste mesmo ano, o Índice Fipe/Buscapé apresentou queda de 0,28%. Apesar de pequena, esta baixa representa um comportamento contrário do IPCA, que avançou 0,52% no mesmo período.
Na avaliação do comportamento histórico dos preços no comércio eletrônico, é possível notar que a inflação chegou forte a partir do segundo semestre do ano passado e teve seu pico em março de 2016. Mas os especialistas enxergam uma boa notícia, com a tendência de aumento de preços na variação anual diminuindo a partir de abril e se mantendo relativamente estável com a inflação média de 6,75%, nos últimos quatro meses. O movimento aponta para o teto da meta estabelecida pelo Banco Central, de 6,5%.
Segundo o estudo, tomando como exemplo as vendas do e-commerce fornecidas pela E-bit, a variação no faturamento das vendas de julho/16 contra julho/15, mesmo com a inflação média de 6,13% algumas categorias como “Eletrodomésticos”, “Informática” e “Eletrônicos”, que apresentaram inflação acima da média, tiveram variação positiva no faturamento. Já sobre o impacto nas vendas no setor em julho deste ano, com o mesmo período do ano passado, pode-se concluir que a crise potencializou a venda de produtos mais baratos como das categorias “Cosméticos e Perfumaria” (crescimento de 21,1%) e “Moda e Acessórios” (crescimento de 41,3%), esta potencializada pela queda de preços de 7,38%, conforme o Índice FIPE/Buscapé.
“Em tempos de recessão e orçamento apertado, o e-commerce atrai cada vez mais consumidores pela facilidade de comparação de preços, conveniência e grande elasticidade de ofertas e promoções que a Internet possibilita”, avalia Sandoval Martins, CEO do Buscapé Company.