Pessoas de todas as idades sabem como é importante poupar para o futuro, porém, quando se é jovem isso se torna ainda mais importante. No começo da vida adulta surgem preocupações que não existiam antes, como a aquisição de bens e a manutenção do padrão de vida. Com isso, o consórcio tem se mostrado um aliado dos jovens nessas conquistas.
Pesquisas realizadas pela Abac, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, revela que os jovens têm se mostrado um público significativo para as empresas de consórcios. “As pesquisas revelam que no crescimento geral do sistema de consórcios há participação dos jovens até 29 anos. Ao lembrar que a última, feita em 2014, apontou que quase um quinto (19%) dos entrevistados eram jovens, podemos quantificar a sua importância no mercado consorcial”, comenta Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac, que realiza pesquisas constantes sobre esse mercado.
Um fator importante que pode explicar essa relação entre jovens e consórcios pode ser os pais. Na juventude, a opinião dos pais é muito relevante nas decisões dos filhos. Isso também foi notado no último levantamento da Abac. “A pesquisa (2014) detectou que entre os participantes casados, 44% têm filhos menores de 19 anos. Isso significa a possibilidade de transmissão da experiência vivida em informação e formação para esses jovens.”
Do outro lado, o mercado também vem despertando a atenção para esse público. Cada vez mais, as administradoras de consórcios estão desenvolvendo ações com o intuito de atrair clientes dessa faixa etária. “As estratégias de marketing das administradoras têm procurado entender os anseios do público jovem e considerá-las dentro do seu mix de ações e metas”, completa Rossi.