O projeto de lei 433/2013 que prevê a proibição de ligações sem identificação por parte das empresas de telemarketing e cobrança pode não ser tão positivo para o mercado. Essa é a opinião de Alex Sandro Pinho, gerente operacional da Support Cred. Isso porque, para ele, a indústria de cobrança já enfrenta muitas restrições. “Já existem inúmeras dificuldades existentes nesse mercado. Mais uma medida que visa, exclusivamente, controlar os procedimentos das empresas de cobrança pode ser ruim. Sem levar em conta que este é um mercado que tem um papel fundamental na economia, por meio da geração de empregos e inserção no mercado de trabalho”, explica.
O que resta, segundo Pinho, para essas companhias é se adaptar. No entanto, isso deve acontecer somente com aquelas que vivem na “criminalidade” e realizam ações abusivas contra os devedores. “Isso deve partir principalmente daquelas que não conseguem ter controle pleno sobre as ações de suas equipes de cobrança e empresas que ainda insistem em utilizar métodos de cobrança fora dos padrões estabelecidos pelo CDC, pois estarão ainda mais suscetíveis e expostas a ações judiciais”, afirma. Na Support Cred, por exemplo, o executivo afirma que nada deve mudar efetivamente, já que trabalham com o intuito de respeitar os clientes. “Independente de número restrito ou não, buscamos sempre um bom atendimento e onde a identificação do telefone da empresa contribuirá ainda mais para a equipe manter um bom nível no atendimento”, diz.