O interesse dos jovens pelo mercado de consórcios tem crescido. Hoje em dia, eles representam uma parcela significativa dos potenciais clientes para as empresas administradoras de consórcios. Com muitos objetivos, como conquistar a primeira casa, o primeiro carro ou terminar a faculdade e, com a maior preocupação econômica, os jovens têm olhado para essa modalidade como uma forma de garanti-los de forma mais consciente.
O que atrai os jovens são as vantagens econômicas, que tendem a ser maiores do que as do financiamento comum, segundo Rafael Boldo, gerente da Porto Seguro Consórcios. “Os benefícios que chamam atenção desse tipo de perfil são: ausência de juros, encargos baixos, parcelas acessíveis e prazos de pagamento mais amplos. Ou seja, é um investimento que oferece segurança e controle financeiro”, destaca o executivo.
Além de se preocupar mais com planejamento financeiro, outro diferencial desse perfil de cliente é que se comunica de forma diferenciada e está mais conectado, necessitando de respostas rápidas. Para Boldo, esse ponto é importante no que diz respeito ao contato das administradoras com os clientes. “Esse cliente necessita de respostas mais rápidas, além de uma comunicação com ´roupagem´ específica para ele. Com base nisso, o mercado tem procurado apostar em aplicativos, comunicação por Whatsapp e sms, além de utilizar redes sociais, como o Facebook, para atingir esse perfil”, acrescenta.