Em meio a um cenário econômico com altas taxas de inadimplência, não só o consumidor inadimplente perde, mas as empresas também podem ter grandes prejuízos. Em vista disto, é fundamental que o empresário saiba lidar com os devedores. Tanto que Roberto Vertamatti, presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, Anefac, comenta que as organizações podem lucrar tendo bom relacionamento com todos os clientes.
Segundo Vertamatti, saber administrar bem o próprio negócio é fundamental para que a empresa não tenha surpresas desagradáveis com um eventual cliente inadimplente. “A administração do faturamento/contas a receber é um dos pilares mais importantes da gestão de uma empresa. Falhas no processo de crédito podem causar sérios problemas com relação à própria condição financeira futura do negócio. Portanto, lidar com a inadimplência começa com estrutura adequada e bem treinada, mas antes de tudo com um bom sistema de crédito, bem estruturado, com informações consistentes e sólidas a respeito de quem daremos o crédito. Dado o crédito, o acompanhamento da situação do cliente, com histórico bem detalhado é fundamental”, avalia o presidente.
Uma forma eficaz de segurança à empresa é a solicitação de uma garantia ao cliente, como evidencia Roberto. “Muitas vezes pode ser interessante, para garantir o crédito, exigir dos clientes uma garantia real, pode ser até um imóvel, mas este procedimento depende do tipo de negócio e a situação particular de cada empresa no mercado”, diz Vertamatti.
É importante ressaltar que sem clientes as empresas não sobrevivem e, nesta mutualidade, é fundamental uma postura ética e com eficaz gestão por parte das organizações. “Lembro que o cliente é essencial para a empresa, sem eles a empresa não existirá. Desta forma o atendimento aos clientes deve sempre ser transparente, cordial, baseado em procedimentos claros. Nunca se deve deixar de considerar que sem os clientes a empresa morrerá. Tratar cordialmente, mesmo os inadimplentes é um dever de todas as empresas”, conclui Roberto Vertamatti.
Segundo Vertamatti, saber administrar bem o próprio negócio é fundamental para que a empresa não tenha surpresas desagradáveis com um eventual cliente inadimplente. “A administração do faturamento/contas a receber é um dos pilares mais importantes da gestão de uma empresa. Falhas no processo de crédito podem causar sérios problemas com relação à própria condição financeira futura do negócio. Portanto, lidar com a inadimplência começa com estrutura adequada e bem treinada, mas antes de tudo com um bom sistema de crédito, bem estruturado, com informações consistentes e sólidas a respeito de quem daremos o crédito. Dado o crédito, o acompanhamento da situação do cliente, com histórico bem detalhado é fundamental”, avalia o presidente.
Uma forma eficaz de segurança à empresa é a solicitação de uma garantia ao cliente, como evidencia Roberto. “Muitas vezes pode ser interessante, para garantir o crédito, exigir dos clientes uma garantia real, pode ser até um imóvel, mas este procedimento depende do tipo de negócio e a situação particular de cada empresa no mercado”, diz Vertamatti.
É importante ressaltar que sem clientes as empresas não sobrevivem e, nesta mutualidade, é fundamental uma postura ética e com eficaz gestão por parte das organizações. “Lembro que o cliente é essencial para a empresa, sem eles a empresa não existirá. Desta forma o atendimento aos clientes deve sempre ser transparente, cordial, baseado em procedimentos claros. Nunca se deve deixar de considerar que sem os clientes a empresa morrerá. Tratar cordialmente, mesmo os inadimplentes é um dever de todas as empresas”, conclui Roberto Vertamatti.