Para evitar a cobrança indevida, que em muitos casos trazem problemas para a empresa credora e desgaste na relação com o devedor, é preciso investimentos em boa gestão e tecnologia. A receita é de Evandro Vlasic Campello, diretor da Sotopietra Assessoria e Serviços. “A utilização de alta tecnologia, bem como governança está sendo atualmente pontos primordiais para conquista de maior índices de recuperação e permanência das carteiras nas assessorias”, declara. Para Campello, a cobrança deve ser direta, firme e educada, apresentando ao devedor as opções para que a situação se regularize. “Importante destacar que necessário se faz a exposição de todos os elementos essenciais para pagamento, que cada operador já segue em seu script.”
O diretor destaca, ainda, que um dos pontos principais é a ética e a realização da ação sem “enrolar” o cliente para recuperar o crédito, focando nas dívidas e nas opções de pagamento. “Não deve haver perda de controle na negociação, ou seja, desviar o assunto para fatos irrelevantes para a concretização do pagamento”, declara. Por isso, segundo o executivo, é preciso a boa gestão da empresa para preparar os funcionários. “Há treinamento específico para cada rating, visando desta forma, abordagem diferenciada para eficácia do resultado”, afirma Campello.
Para que a cobrança seja efetivada, Campello acredita que a empresa precisa pensar alguns pontos. “Atuar com maior foco nos ratings e contratos de maior importância para a instituição credora, além de aplicação de campanhas motivacionais, tendo como base prêmio direcionados a operação”, declara. Apesar dos inúmeros casos de cobrança indevida que é noticiado, o diretor acredita que as empresas de cobrança são eficientes na forma de abordar o cliente. “Sim, uma vez que os índices de efetividade na recuperação do crédito avançam mensalmente”, conclui.