O Sicoob, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, encerrou 2015 com crescimento de 416% nas transações via mobile banking, distribuídos entre movimentações financeiras no celular pessoal com 176,5% e celular empresarial com 239,3%. A utilização do canal, que em 2014 representou 10% das transações, expandiu para 20,2% até o final do ano passado.
As transações pela internet também aumentaram 75,8% e já representam 38% de todas as operações realizadas pelos canais de atendimento. Em 2015, 71% das transações foram feitas nos canais de autoatendimento (ATMs, internet, office e mobile banking) contra 29% nos pontos de atendimento físicos, o que representa um crescimento de 51,5% em relação ao ano anterior. Em 2014, a proporção era de 66% para 34%.
A comparação com as pesquisas anteriores em todos os canais ajuda a entender a popularização dos canais de autoatendimento entre os associados, especialmente o mobile banking, destaca o diretor de Tecnologia do Sicoob, Ricardo Antônio Batista. “Em 2010, 59% das transações eram realizadas nos pontos físicos, o internet banking respondia por 32%, os ATMs, 9%, e o mobile banking não passava de um “traço” nas estatísticas. Em 2015, o internet banking assumiu a dianteira de participação nos canais de atendimento”, explica.
Para o ano de 2016, as projeções indicam que o uso do mobile banking continuará com crescimento superior em relação à outros canais em virtude do aumento da utilização de smartphones e tablets por parte dos usuários. “A utilização do mobile banking proporciona comodidade e economia de tempo, já que as transações podem ser feitas a qualquer hora e de qualquer lugar. Atualmente, a cada 2 dias úteis, só neste canal, são realizadas a mesma quantidade de transações feitas em todo ano de 2012”, enfatiza Batista.