O consumidor passou a ficar mais confiante com a economia brasileira, é o que indica o Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos de agosto (2009). O estudo registrou 129 pontos na média de todas as regiões, contra 126 em julho (2009), e 139 pontos em agosto de 2008. “Felizmente as nossas previsões otimistas foram confirmadas pela pesquisa e pelos fatos. Portanto, para nós empreendedores é um momento de reflexão, otimismo, e estímulo para continuarmos lutando para que a crise se torne, efetivamente, coisa do passado, sem deixar saudades”, comemora Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo.A região nordeste se recupera crescendo oito pontos em agosto (mais do que a média do Brasil) com 109 pontos em agosto, contra 101 em julho, embora ainda seja a menos otimista. Já a região sul passou a liderar entre as mais otimistas, com 138 pontos em agosto, vindo logo em seguida a norte-centro oeste com 137 pontos e sudeste com 136 pontos.
Entre as classes sociais, a C continua a mais otimista com 137 pontos (132 em julho), seguidas pelas classes D/E, com 125 pontos, enquanto a classe A/B é a menos otimista com 118 pontos, tendo uma queda de nove pontos.
E quando o assunto é emprego, o número de consumidores que se sentem mais seguros continua liderando, agosto de 2009, com 36% dos entrevistados, contra 31% que se dizem menos seguros, ou menos confiantes. Além disso, o número de pessoas conhecidas dos entrevistados que perdeu o emprego que estava estável em 4,5 em julho, em agosto, caiu 4,4, mas ainda é superior aos 3,7 de igual período em 2008.
Quanto ao futuro, as chances de perder o emprego nos próximos seis meses são grandes para apenas 20% e pequenas para 33% dos entrevistados. Ou seja, o consumidor vai reforçando a percepção de quem não perdeu o emprego até agora, não vai perdê-lo nos próximos seis meses. Isso indica a possibilidade de volta do consumidor ao mercado de compras a prazo, com 41% dos entrevistados mais favoráveis a essas compras, contra 37% menos favoráveis.





















