Ao longo de 2025, plataforma ampliou o acesso a conteúdo técnico, confiável e aplicável, apoiando o mercado na evolução das estratégias de experiência do cliente
Ao se despedir de 2025, a ClienteSA consolida-se como um dos mais completos ecossistemas de geração e curadoria de conteúdo sobre cultura cliente e experiência do cliente no Brasil. Em um cenário marcado por desafios crescentes, a plataforma reafirmou seu compromisso de ir além da informação superficial, entregando análises técnicas, benchmarks confiáveis, visões estratégicas e conteúdos consultivos que apoiam decisões reais nas empresas. “Ao longo do ano, profissionais de diferentes níveis tiveram acesso a uma base rica de conhecimento, construída com rigor, diversidade de perspectivas e conexão direta com a prática do mercado. Mais do que acompanhar tendências, a ClienteSA ofereceu ferramentas para compreender, comparar e evoluir, fortalecendo sua comunidade como um espaço contínuo de aprendizado, reflexão e desenvolvimento profissional”, ressaltou Vilnor Grube, CEO da Grube & Associados (portais ClienteSA, Callcenter.inf.br, Crédito e Cobrança, canal Cliente Play, além de ClienteSA Prêmios e ClienteSA Eventos).
Falando de conteúdo, lideranças e seus colaboradores já se acostumaram a acompanhar os programas do ClienteSA Play. Esse ano, o canal ultrapassou a marca, recorde no setor, de mais de quatro mil vídeos. Além disso, a Série Lives – Entrevista ClienteSA comemorou cinco anos e passou de 1260 edições, sempre contando histórias e realizações de mais de 2,5 mil líderes e gestores das mais importantes marcas que atuam no País. Como comentou o executivo Rodrigo Tavares, partner do IN Digital, “o acervo do ClienteSA Play equivale a uma verdadeira biblioteca acadêmica a ser consultada para quem quer estudar e conhecer tudo sobre cultura cliente”.
O canal lançou ainda iniciativas inéditas para enriquecer ainda mais o fluxo de conhecimento no setor. Por meio de parcerias e patrocínios de ESPM, GS1 Brasil, Altio BPO, Enghouse, Whirpool e Diabolocom, a Série Lives – Entrevistas realizou, ao longo de 2025, diversos “Cafés da Manhã Híbridos”, com a transmissão de encontros presenciais com altas lideranças e gestores de vários players do mercado brasileiro.
O ano também foi de comemoração no ClienteSA News, outro programa do canal. Após dois anos e sete meses de sua estreia, ele termina 2025 chegando à 54 edições, celebrando não apenas a longevidade, mas a consolidação como um espaço de reflexão e aprendizado sobre CX no Brasil. A live noturna quinzenal, caracterizada por ser mais descontraída, não poupou em assuntos polêmicos e relevantes, sempre com muita participação da audiência.
Referência em benchmark global com premiações técnicas
Fruto da extensão da parceria entre ClienteSA e ICXI – International Customer Experience Institute, o Prêmio ClienteSA Happy chegou ao mercado, esse ano, com o objetivo de reconhecer, por meio de uma análise técnica e consultiva, as empresas que cuidam dos colaboradores com responsabilidade, propósito e impacto. Trata-se da única premiação nacional baseada na norma internacional IEHWS (International Employee Happiness and Wellbeing Standard), desenvolvida pelo ICXI, referência global em experiência humana no ambiente corporativo, representado no Brasil pela V2 Consulting. “É com muito orgulho que avançamos nessa parceria com a ClienteSA no Brasil,, destacou Ladislau Batalha, CEO do ICXI. Com inscrições já encerradas, o prêmio irá destacar os vencedores em evento marcado para 26 de fevereiro de 2026.
Na mesma cerimônia serão entregues os troféus da segunda edição do Prêmio CX ClienteSA, outro reconhecimento técnico e consultivo, também em parceria com o ICXI. Além de reconhecer as boas práticas, ele vem criando uma base confiável no Brasil para benchmarking, a ser explorada pelas empresas participantes. “Trata-se dos dois únicos prêmios puramente técnicos do mercado de cultura cliente que funcionam com uma verdadeira consultoria do ICXI e da V2 Consulting junto às empresas participantes. Além de verem reconhecidas suas competências e qualidades, ainda crescem mais em conhecimento e benchmarking”, comentou Vilnor.
De acordo com Ladislau, essa é uma porta aberta para trazer às empresas brasileiras a expertise do ICXI que, a partir de sua sede em Londres, já vem trabalhando há 17 anos na estandartização e que desde 2019 já possui o Global Standard de Experiência do Cliente, um documento holístico com 356 pontos envolvendo tecnologia, pessoas, processos, etc. “São mais de 250 implementações em cerca de 60 países.”
Mais um ano de sucesso do Prêmio ClienteSA
Realizada dentro do ClienteSA X-Summit, a festa de entrega do Prêmio ClienteSA destacou 82 cases em 25 categorias, de um total de 59 empresas, além de homenagear 12 executivos. Os grandes destaques foram BB Consórcios (Empresa do Ano), Grupo Casas Bahia (Case do Ano), Neobpo & Hypeone (Outsourcing do Ano) e Selbetti (Parceiro/Fornecedor do Ano), além de Fernando Menezes, CEO da Selfit Academias (Personalidade do Ano). “Como mais uma prova da evolução do mercado, essa edição do teve crescimento de novas empresas com cases inscritos, consolidando um comportamento histórico e demonstrando uma grande oxigenação no mercado. Em alguns casos a média da concorrência ficou em 20 cases por categoria entre os finalistas”, pontuou o CEO da Grube.
Prêmio Latam 2025 mostra a força dos cases brasileiros
O Brasil voltou do Prêmio Latam 2025 com 14 troféus na bagagem, saindo como um dos principais vencedores desta edição. A cerimônia de premiação, deste ano, foi em Cartagena das Índias, na Colômbia, dentro do 23º Customer Experience Summit, evento promovido pela Asociación Colombiana de BPO. Os cases brasileiros receberam cinco troféus de ouro, cinco de prata e quatro de bronze na premiação que conta também com a participação de empresas da Argentina, Colômbia, México e Paraguai. Entre os destaques está a diretora de customer experience no iFood, Anna Vidal, reconhecida na categoria Melhor Profissional do Ano.
ClienteSA X-Summit 2025 confirma CX como pilar estratégico
Outro ponto de destaque, em 2025, foi a segunda edição do ClienteSA X-Summit, com a apresentação da 3ª edição do “Índice de Centralidade no Cliente das Empresas no Brasil”, realizada pela ClienteSA em parceria com o curso de Administração da ESPM. “Foi um evento marcante pela participação, tanto do público, quanto dos painelistas, incluindo inúmeros CEOs, demonstrando o quanto a experiência do cliente já é um dos principais pilares estratégicos das empresas. Encantando milhares de executivos, que puderam escolher suas jornadas de conteúdo, a edição desse ano cumpriu o propósito de ser o maior ciclo de experiência do cliente da América Latina”, considerou Vilnor.
O X-Summit contou com 16 painéis de debates, entre Plenária Central e Arena do Conhecimento, além de dois brunchs temáticos no formato talk. Uma das novidades, neste ano, foi a realização da “Arena de Inovação e Futurologia”, que, com duas apresentações, sendo uma estratégica e outra técnica, analisou seis cases de grandes empresas de sucesso no mercado brasileiro. Ainda houve workspace, espaço de leitura, o Boteco da ClienteSA e Áreas Exclusivas, como a Sala VIP expandida com ambiente de trabalho, network e almoço.
Agradecimento
Aproveitando o encerramento do ano, a Grube agradece aos milhares de seguidores e aos profissionais que aceitaram dividir conhecimento. “Recebam nosso carinho e o nosso muito obrigado. 2026 será um ano com muitas novidades. Estaremos inovando, mais uma vez, no mercado de cultura cliente. Nesse momento de comemoração, aproveitamos para desejar Boas Festas e um Feliz Ano Novo!” Al ClienteSA fará uma pausa nas atividades e volta no dia 05 de janeiro com o portal e no dia 19 de janeiro com as lives.





















