Marcelo Bicudo, CEO da Design Bridge and Partners

Estudo indica as marcas que mais influenciam a sociedade

Ranking da Design Bridge and Partners avalia a capacidade das marcas em influenciar as pessoas e o mercado

A Design Bridge and Partners lançou o Brand Momentum Index 2025 (BMI), que indica as 15 marcas brasileiras e globais mais influentes na vida das pessoas, na cultura e nas próprias categorias nas quais estão inseridas. Na dianteira nacional estão Nubank, Natura e iFood, enquanto entre as estrangeiras despontam Duolingo, Google e Nike.

“O BMI é uma ferramenta exclusiva que mede como as marcas influenciam as emoções dos consumidores e conseguem se manter relevantes ao longo do tempo. Ou seja, marcas com ‘momentum’ têm mais chances de continuar crescendo ou se mantendo fortes nos próximos anos, evitando que percam força. A base de dados do estudo é o BAV (Brand Asset Valuator), maior banco de informações do mundo sobre equity e imagem de marca, propriedade da WPP, e que há mais de 30 anos estuda a percepção dos consumidores globalmente”, explicou Marcelo Bicudo, CEO da Design Bridge and Partners.

Até o ano passado a Design Bridge, agência global de branding da WPP, divulgava no Brasil resultados dos estudos de Força de Marca e Valor de Marca, com base nos dados do BAV. Agora, como uma evolução, o Brand Momentum Index faz uma radiografia da percepção atual das empresas e seu impacto nas emoções do consumidor. A novidade foi apresentada em evento realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral. Para se chegar ao índice, foram entrevistadas mais de 18 mil pessoas no Brasil, que avaliaram 1.600 marcas no período de janeiro a março de 2025.

Para o executivo, “o brand momentum é a manifestação visível do sucesso de uma marca ao navegar pelas dinâmicas complexas do mercado e pelas mudanças culturais. Trata-se de um testemunho de estratégias eficazes, design envolvente e compreensão profunda do comportamento humano, tornando-se uma alavanca para a construção sustentável de marcas”.

Personalidade de marca e recortes por categorias

O ranking também avalia as marcas com base em dez personalidades que se traduzem em emoções, e que contribuem para o “momentum” cultural. No Brasil, a tensão entre ser uma marca Ousada, Inventiva, Moderna, porém estabelecida, cria uma narrativa potente de confiança frente à inovação. Ao analisar esses rankings e as emoções que impulsionam o sucesso da marca, as empresas podem obter insights valiosos sobre como se conectar com os consumidores, construir relacionamentos duradouros e moldar seu futuro.

 “Chama à atenção que, dentre as marcas Ousadas e Inventivas, grande parte concentra-se em players globais relacionados à tecnologia, como Duolingo, Google e ChatGPT. No Brasil, o Pix desponta nessa percepção. Entre as percebidas como Modernas estão Havainas e Nike, duas marcas antigas mas que constantemente criam experiências relevantes e distintivas”, finalizou Bicudo. Confira a a pesquisa completa.

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