
Segundo Lemos, a Web 2.0 mudou a maneira como as empresas se mostram e conversam com os clientes. “As empresas ficaram nuas, expostas e tiveram que adotar uma postura transparente para se adaptarem a nova fase da web”, completa. Dessa forma, o MercadoLivre criou o MLOG (www.mercadolivre.com.br/mlog), blog do presidente da empresa. “A idéia é abrir-se à blogosfera e aos internautas em geral para troca de idéias, experiências, debate de conceitos ligados ao mundo digital, ao comércio eletrônico e à internet”, explica o diretor de marketing.
Para fazer da Web 2.0 uma aliada, ao invés de ameaça, Helisson diz que é preciso ser genuíno e permitir tais conteúdos, aceitar as críticas, participar dos debates e entender o consumidor. “De nada adianta ter um fórum para usuários se tudo é controlado. Entender a insatisfação do consumidor e responder a ele, mostra que a empresa está a fim de melhorar a sua reputação e o seu atendimento”, afirma.