Oportunidade para pessoas com deficiência, ação dá luz aos impactos da inclusão digital e mostra como acessibilidade pode ser um diferencial estratégico para os negócios
A Hand Talk, startup especializada no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, anunciou o lançamento, em parceria com a Casas Bahia, da campanha “Promovendo acessibilidade, criando oportunidades”, em comemoração ao Gaad 2025 – Global Accessibility Awareness Day (Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade). “A campanha tem como foco evidenciar, por meio de um videocase inédito divulgado nas redes sociais das empresas, o impacto real da acessibilidade digital na vida de pessoas com deficiência — e como ela pode ser incorporada de forma estratégica à atuação de grandes corporações. Celebrado anualmente na terceira quinta-feira de maio, o Gaad busca ampliar a conscientização global sobre a importância da acessibilidade nos ambientes digital e físico’, explicou Amanda Ferreira, gerente de diversidade do Grupo Casas Bahia.
Com cerca de dez minutos de duração, o videocase retrata a jornada de transformação da Casas Bahia ao implementar o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites que oferece diversos recursos assistivos como tradução automatica para Libras, aumento de fonte, espaçamento de texto e leitor de sites. A ferramenta tem permitido que pessoas com diferentes tipos de deficiência naveguem de forma mais autônoma e inclusiva pelos canais digitais da marca, fortalecendo a relação entre acessibilidade, experiência do usuário e inovação nos negócios.
“A equidade e inclusão sempre fizeram parte da história do Grupo Casas Bahia. A gente acredita na força de impacto e na transformação de vidas por meio das oportunidades de acesso. A parceria estratégica com a Hand Talk acelerou nossos processos de acessibilidade digital, com impacto mensurável e retorno positivo da comunidade usuária”, destacou a executiva.
Resultados visíveis e histórias que importam
O videocase também apresenta depoimentos de colaboradores das empresas envolvidas, como Amanda Ferreira e Ingrid Moreira, analista de negócios e BKO de produto CS, representando o Grupo Casas Bahia, além de Rosi Bertaglia, coordenadora de marketing e Danielle Santos, analista de sucesso do cliente, ambas da equipe da Hand Talk. A produção conta ainda com a participação especial da influenciadora digital Letícia Fabbri, jovem amputada dos dois pés e surda bilateral.
Ao longo do vídeo, os participantes relatam como o Grupo Casas Bahia integra práticas de acessibilidade tanto internamente, em suas ações e atividades do dia a dia com colaboradores, quanto externamente, no atendimento ao público nas lojas físicas, nos sites de e-commerce e demais canais de comunicação. O objetivo do videocase é reforçar a importância da acessibilidade digital, evidenciando como a tecnologia pode tornar a experiência de compra mais fácil, independente e inclusiva para pessoas com deficiência. A produção também busca destacar o papel fundamental das grandes marcas em se posicionar de maneira ativa e consistente em prol da inclusão social.
Para a Hand Talk, a campanha representa mais um passo relevante em sua missão de tornar o mundo digital mais acessível. Em 2025, a empresa também celebra sua entrada no grupo global Sorenson, além de conquistas como o lançamento do Dicionário Financeiro em Libras, desenvolvido via o programa TD Impacta (Tesouro Direto + B3) em parceria com a Artemisia, além de estar lançando a segunda edição da pesquisa Panorama da Acessibilidade Digital.
“Falar de acessibilidade é falar de futuro. Quando grandes empresas como a Casas Bahia assumem esse compromisso, abrimos caminhos para um mercado mais justo, inclusivo e inovador”, afirmou Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk, eleito pelo MIT como um dos 35 jovens mais inovadores do mundo.
“Com ‘Promovendo acessibilidade, criando oportunidades’, Hand Talk e Casas Bahia mostram que a inclusão digital não é apenas uma responsabilidade social — é também uma estratégia de inovação com impacto tangível, capaz de transformar experiências, ampliar oportunidades e inspirar o mercado a seguir pelo mesmo caminho”, concluiu Tenório.