A rede social Drimio colocou à disposição do mercado um manual de boas práticas corporativas na web 2.0. O objetivo é auxiliar as empresas que pretendem usar a Internet como ferramenta de comunicação com os clientes, além de destacar como se comportar ao utilizar as mídias sociais.O manual diz que as redes funcionam como uma vitrine das marcas, por isso a importância de as empresas presentes nas redes sociais adaptarem a linguagem e realizarem monitoramentos constantes. Por meio desses é possível perceber como a marca está sendo vista e qual é o perfil dos clientes, além de distinguir o comportamento dos concorrentes.
Segundo Salomão Casas, diretor executivo do Drimio, “é importante que as empresas falem a verdade e admitam os erros em casos de problemas enquanto buscam por soluções. O cliente exige resposta para todos os seus questionamentos”. Seguem algumas dicas para o bom relacionamento das marcas com os consumidores por meio das redes sociais:
Tenha um plano bem definido – É fundamental ter um posicionamento claro, objetivo;
Ouça seus clientes – O que as pessoas estão falando sobre sua marca? Quais as percepções?
Conheça seus clientes – Qual o perfil? Quem são os influenciadores? Tenha o computador em área comum, para que você esteja presente quando seu filho acessar a internet;
Seja transparente – Fale a verdade, admita os seus erros, dê uma explicação e busque uma solução;
Compartilhe conteúdo – Compartilhe informação relevante para o seu público, torne seu conteúdo fácil de compartilhar, use ferramentas que promova o seu conteúdo;
Adicione valor a conversa – Pense como um colaborador, alguém que quer contribuir, considere o que é relevante para a comunidade. Não promova o seu produto a cada mensagem, as pessoas promovem o conteúdo se este for interessante. Encoraje a discussão e participação;
Seja pessoal – Personifique sua marca, fale do seu jeito, seja você. Responda, reconheça e agradeça.





















