
O principal fator para esse forte crescimento foi o alto tíquete médio das compras realizadas: R$ 339. “É uma tendência que estamos acompanhando este ano. A elevação do tíquete médio no Dia das Crianças é causada principalmente pela preferência dos jovens em serem presenteados com produtos mais caros”, explica Pedro Guasti, diretor geral da e-bit. “Não acredito que os tradicionais brinquedos tenham sido deixados de lado. Mas, na Internet, existem recursos que facilitam a compra de produtos de maior valor agregado como, por exemplo, a possibilidade de comparar preços e parcelar em até 12 vezes sem juros”, comenta Guasti.
Entre as categorias mais vendidas nos carrinhos de compras dos e-consumidores estiveram informática e telefonia celular, confirmando a previsão da e-bit de que os pais presenteariam seus filhos com produtos de maior valor agregado. Além disso, eletrônicos também ocupou um lugar significante no ranking das categorias mais vendidas, enquanto que brinquedos dobrou a participação de vendas na data sazonal, com 5% do volume de pedidos. “Mais uma vez o e-commerce provou que é um forte canal de compras em uma data comemorativa. Agora, o mercado deve preparar-se para o Natal, que costuma ser o período mais lucrativo no setor”, finalizou o diretor da e-bit.
Evolução do faturamento – Dia das Crianças | ||
Ano | Faturamento | Crescimento Nominal |
2009 | R$ 450 milhões | 25% |
2008 | R$ 360 milhões | 30% |
2007 | R$ 276 milhões | 40% |
2006 | R$ 196 milhões | – |
Fonte: e-bit