Diretor da Maple Bear Brasil descreve a trajetória da rede global de evolução na experiência de aprendizagem
A nova dinâmica trazida pelas tecnologias que desembocam em novas carreiras, novas profissões e oportunidades de trabalho internacionais, tem preocupado cada vez mais os pais em relação ao futuro incerto dos filhos. Esse é um dos principais motivos que levam ao crescimento da Maple Bear, rede de ensino básico bilíngue, de metodologia canadense, adquirida há cinco anos pelo grupo brasileiro Seb. Desenvolvendo habilidades cognitivas em duas línguas em processos imersivos, com o propósito de criar cidadãos globais, a rede já está presente em mais de 40 países, tendo o Brasil como maior mercado, conforme detalhou André Rodrigues, diretor de marketing da Maple Bear Brasil, que participou, hoje (28), da 1115ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
“Temos feito a diferença no ensino bilíngue nos últimos 10 anos no Brasil, ganhando uma escala impressionante, com mais de 200 escolas pelo País e mais de 42 mil alunos, com uma metodologia canadense. Criada há mais de 20 anos, metade deles no Brasil, a Maple Bear foi uma das pioneiras na introdução do ensino básico bilíngue, passando pelo fundamental até o ensino médio, com uma metodologia por imersão para introduzir a criança ou jovem na segunda língua”, explicou o executivo. Segundo ele, todo o currículo da educação brasileira é atendido, mas acrescentando esse algo a mais. “Isso dentro de um contexto de mudanças acontecendo na sociedade o tempo todo, tanto no surgimento de novas tecnologias como nas carreiras profissionais e nos caminhos de vida. É onde se explica o êxito da Maple Bear, oferecendo a oportunidade para se alcançar disciplinas e habilidades diferentes, inclusive internacionais, com uma metodologia bilíngue por imersão, que faz parte de um propósito maior que é criar cidadãos globais. Esse é o core do nosso produto.”
Na sequência, ele contou que a rede de escolas privadas de origem canadense, criada em 2005, chegou ao Brasil já no ano seguinte, sendo hoje esse seu maior mercado. Em 2020, ela foi adquirida globalmente pelo grupo brasileiro Seb e acelerou ainda mais a expansão da marca internacionalmente, estando presente em mais de 40 países. “O fato de pertencer a um grupo brasileiro e mantendo a metodologia original, adaptada à grade curricular local, mostra a tendência mundial de atender as dores das famílias, que buscam por resolver a incerteza em relação ao futuro dos filhos e, por isso, querem um conceito mais disruptivo de ensino.”
Respondendo uma pergunta da audiência, Rodrigues afirmou que há uma preocupação permanente da escola com a experiência dos pais, que são os clientes que pagam pelo serviço, em relação ao desenvolvimento da habilidades cognitivas em duas línguas de seus filhos. “Há uma resposta muito prática que é eles perceberem, na prática, o resultado do programa, por meio da velocidade com que os alunos demonstram a fluência na língua inglesa. Além disso, o nosso processo de imersão proporciona uma capacidade de comunicação muito significativa, fundamental dentro do nosso propósito de criar cidadãos globais.” Além disso, segundo o executivo, a Maple Bear tem desenvolvido várias plataformas digitais que ajudam conectar os pais a entenderem em real time o que está acontecendo nas salas de aula, com toda dinâmica nas disciplinas.
Houve tempo para André falar dos estudos e pesquisas realizados sistematicamente pela rede visando entender os interesses das crianças e dos jovens, exemplificando, que, enquanto na área infantil a demanda está sempre na ordem de mais acolhimento, no ensino médio os jovens estão na fase do pertencimento. Ele falou também das visitas recorrentes dos professores canadenses nas escolas brasileiras para acompanhar o desenvolvimento da aplicação da metodologia e do Summer Camp, viagem ao Canadá oferecida aos alunos da Maple Bear, como oportunidade de imersão na cultura canadense durante duas semanas.
O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1114 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,5 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (29), recebendo Inês Relvas, head de marketing do Sweet Secrets, que falará dos estímulos na fidelização do cliente de alto padrão; e, na quarta, será tratado o tema “Experiência mobile: Os desafios de engajar os clientes no aplicativo”, reunindo Julio Plum, diretor de experiência do cliente da Alelo, Maurício Tortosa, diretor de experiência do cliente da Motiva, Priscila Braga, diretora de digital da Pague Menos, e Fernando Cabral, diretor de growth da Adjust para Latam.