A Telegent Systems, empresa de tecnologia para televisão móvel, e a In-Stat, consultoria independente de pesquisa de mercado, anunciaram os resultados da pesquisa “Analog Mobile TV: The World´s Most Widely Available Option for Mobile TV”, sobre o uso da TV móvel analógica. Realizada no Brasil, Colômbia, Indonésia e Turquia, a pesquisa revelou a previsão de uma base de 54 milhões de consumidores ao redor do mundo em 2009, sinalizando assim a chegada definitiva da TV móvel no mercado de massa, como também estima um crescimento de seis vezes para 300 milhões de usuários até 2013.O estudo mostrou que os usuários realmente gostam da TV móvel, sendo que a grande maioria assiste pelo menos uma vez por semana. Em algumas regiões, 40% ou mais dos pesquisados assistem a TV móvel diariamente. No Brasil, os usuários assistem: diariamente (18%), 5 dias por semana (10%), 3 dias por semana (30%), 1 dia por semana (15%), raramente (27%). Um resultando surpreendente do estudo se refere ao tempo que o usuário assiste a TV móvel, sendo que aproximadamente 2/3 dos pesquisados afirmaram assistir por pelo menos 30 minutos nos dias que acessam a TV móvel. Os participantes brasileiros do estudo declararam que assistem a TV móvel: mais de 30 minutos/dia (20%), 30 min/dia (30%), 10 min/dia (25%), menos de 10 min/dia (25%).
Foi solicitado aos participantes da pesquisa para classificar a qualidade de imagem, áudio e facilidade de uso. Na maior parte dos locais, a grande maioria dos pesquisados classificaram as funcionalidades de recepção como Boa ou Excelente, resultando assim numa experiência Boa ou Excelente. Isso levou a concluir que a recepção parece definir a qualidade da experiência do usuário. Dos brasileiros pesquisados, 40% afirmaram que a recepção (qualidade de imagem, áudio e facilidade de uso da interface) é excelente ou boa.
“Esta pesquisa comprova que existe uma forte demanda na região para o uso da TV móvel. Agora estamos disseminando esta tecnologia de captação de imagens em GPSs, Porta-retratos, Media Players e mais uma série de produtos.” comenta Luiz Brandão, diretor de desenvolvimento de novos negócios da Telegent para a América Latina.





















