
“Decidimos firmar esta aliança para compartilhar nossas competências na área de BPO e proporcionar mais benefícios aos nossos clientes”, afirma Wilson Marques, sócio da PricewaterhouseCoopers e líder de outsourcing. O presidente da TCI, Roberto Marinho Filho, explica que o foco da aliança é a melhoria de processos e o ganho operacional e tecnológico com a contribuição mútua entre as companhias.
As duas companhias enxergam a aliança como forma de maximizar as competências e crescer num mercado em que, cada vez mais, é necessário agregar inteligência e ganhar escala por meio de parceiros estratégicos de sourcing. “O Brasil tem potencial para se tornar um player global de outsourcing. O segmento de tecnologia da informação (TI), um dos braços deste setor, já está dando seus primeiros passos nesse sentido”, afirma Wilson.
BPO completo – Segundo Marques, a área de outsourcing da PricewaterhouseCoopers agrega à TCI os seguintes pontos importantes da cadeia de BPO: recursos humanos, finanças, tributos e contabilidade. Já a TCI, por sua vez, agrega tecnologia, gestão e processamento de documentos, logística de materiais, gestão de estoque, contact center e inovação de produtos e serviços que serão oferecidos pelas duas empresas. No caso da área consultiva, a contribuição é mútua e visa potencializar os trabalhos tanto da TCI quanto da PricewaterhouseCoopers, já que ambas possuem expertise no setor.
A aliança leva em consideração também a inovação e profissionalização do setor. No Brasil, muitas vezes, o outsourcing, ou terceirização de serviços, é erroneamente associado ao “corte” de pessoal, ou de recursos humanos. Sobre esse fato, Wilson explica que, na verdade, o ideal e esperado de uma empresa que adere ao outsourcing é que a maioria de seus funcionários apenas troque de posição. “Eles passam da cadeia de suporte para a cadeia de valor”, frisa.
Wilson e Roberto contam ainda que, como o setor de outsourcing está em constante desenvolvimento, há grande demanda por profissionais especializados nesta área. Para atender a esta demanda, que futuramente pode prejudicar o crescimento do setor, a aliança entre a PricewaterhouseCoopers e TCI envolve ainda a criação de um Centro de Formação Profissional para capacitar profissionais a trabalhar com outsourcing. “O fato de hoje não existir especialização nesta área representa um gargalo para o crescimento do setor. Porém, futuramente, só trabalhará neste mercado quem for certificado”, informa o sócio da PricewaterhouseCoopers.