Procon-SP recebe 5,7 mil queixas de telefonia móvel


A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, atendeu 5.713 reclamações ou pedido de orientação sobre problemas com telefone celular desde janeiro deste ano. A Claro lidera o ranking das empresas que mais geraram demanda ao Procon-SP, com 1984 queixas. Na sequência, estão Tim, com 1385 reclamações, Oi (996), Vivo (842) e Nextel (506).

O grande problema ainda é a ineficiência do SAC, Sistema de Atendimento ao Consumidor, das empresas, de acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes. “Infelizmente este ainda é um gargalo não só no setor de telefonia. As empresas precisam investir mais no atendimento ao consumidor de forma efetiva, dando solução aos problemas de forma fácil e rápida”, garante. O diretor explica ainda que na fase preliminar do atendimento, quando o Procon-SP procura as empresas reclamadas, o índice de solução dos casos chega a 85%.

Os principais problemas registrados são cobrança indevida, como a alteração de planos pré para pós-pago sem anuência do consumidor ou cobrança de pacote de dados ou serviços de entretenimento não solicitados, além da dificuldade de fazer o cancelamento; e serviços não fornecidos, como funcionamento precário, falhas de conexão, inoperância ou queda de sinal frequente, além da velocidade dos serviços de internet abaixo da contratada.

Deixe um comentário

Rolar para cima