Quase 90% dos brasileiros utilizam programas de fidelidade

Estudo da Abemf mostra que o índice de participação subiu 7,4 pontos percentuais em dois anos, sendo que descontos, cashback e passagens aéreas estão entre os itens mais resgatados pelos consumidores

A Abemf, Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização apresentou, em parceria com a Valuenet, os resultados da pesquisa “Panorama da Fidelização no Brasil”. O estudo sobre o uso dos programas de fidelidade pelos consumidores brasileiros foi divulgado durante o 8º Fórum Brasileiro de Fidelização, evento realizado em São Paulo. Ouvindo 2.313 entrevistados em nível nacional, a pesquisa apontou que 82,4% dos participantes conseguiram resgatar um ou mais benefícios relevantes no último ano. O índice teve aumento de 2,4 pontos percentuais desde a última pesquisa realizada pelas duas marcas, em 2023.

Entre os itens mais resgatados estão descontos, apontado por 59,5% dos entrevistados, o cashback, resgatado por 53,3%, e as passagens aéreas, com 26,5%. A pesquisa também mostrou um crescimento do percentual de brasileiros que participam desses programas. Nesta edição, 88,3% dos entrevistados afirmaram que já utilizam programas de fidelidade, índice que subiu 7,4 pontos percentuais em relação a 2023.

Para o diretor executivo da Abemf, Paulo Curro, os números são uma demonstração de como os programas de fidelidade estão caindo no gosto dos consumidores brasileiros. “Vemos, ano a ano, a evolução dos números como um resultado positivo da penetração dos programas de fidelidade entre os brasileiros. Os programas estão cada vez mais diversos e, por este motivo, ganham relevância no dia a dia do consumidor”.

Os programas de coalizão, que reúnem diferentes marcas em um mesmo ecossistema de fidelização, são os preferidos dos participantes. Segundo a pesquisa, 61,4% dos entrevistados participam desse tipo de programa,. Na sequência do ranking, vêm os programas de companhias aéreas, apontados por 48,6%, postos de combustíveis, por 34,9%, instituições financeiras e supermercados, com 33,9% e 30,4% respectivamente. “É importante lembrar que essa expansão do mercado possibilita que o consumidor participe de várias iniciativas ao mesmo tempo, aproveitando as vantagens em diferentes momentos de sua jornada de consumo e ampliando os benefícios recebidos”, explicou Curro.

Essa oferta variada de programas e alternativas de acúmulo e resgate também demonstra influência no comportamento de compra. A sondagem da Abemf mostrou que 84,8% dos consumidores preferem comprar de marcas que oferecem programas de fidelidade ou benefícios. E quando questionados sobre o porquê participam, a maior parte (51,6%) afirma que é a possibilidade de receber benefícios por compras que já faria de qualquer forma; além da oportunidade de economizar ou fazer o dinheiro render mais, apontada por 40% dos entrevistados.

Tecnologia e personalização

O uso da tecnologia para conhecer melhor seus clientes e para entregar benefícios cada vez mais relevantes e personalizados tem sido a aposta de muitas empresas de fidelização para expandir seus negócios. O estudo mostrou que esta é uma questão importante. Quando questionados sobre quais funcionalidades tecnológicas baseadas em inteligência artificial chamariam sua atenção em um programa de fidelidade, 42,5% responderam que seriam as recompensas personalizadas, seguidas de ofertas baseadas em geolocalização, indicadas por 20,7%. Além disso, o estudo indicou que o consumidor está aberto à tecnologia e experiências inovadoras. 45,2% afirmaram gostar de propostas interativas nos programas como desafios e jogos.

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