Para dar continuidade ao processo de reposicionamento da marca, iniciado em agosto, a Fototica lança um programa de relacionamento que permite que a empresa se veja com os olhos do cliente. A rede de ótica criou o Comitê de Clientes, do qual podem fazer parte consumidores de qualquer lugar do Brasil, basta se inscrever pelo site da marca.
Selecionados por meio de uma base de dados, os clientes que se mostraram mais fiéis à Fototica e que apresentaram maior frequência nas lojas formaram o primeiro comitê. Com base nessa fidelização e no acompanhamento dos serviços da rede durante vários anos, eles se tornaram aptos a discutir temas relevantes, como a escolha de uma nova coleção de óculos ou ainda opinar em decisões importantes sobre os rumos da empresa, como a abertura pontos-de-venda em outras praças.
O primeiro comitê, que teve um canal de comunicação exclusivo com a Fototica, contou com a participação de cerca de 30 consumidores dos Estados de São Paulo e Bahia, e validou a loja piloto da Fototica, que integra o novo conceito da empresa, “Cuidando da sua visão”, que reforça o segmento ótico como principal negócio, além de destacar a preocupação e o compromisso com o consumidor.
Para a diretora de marketing da Fototica, Paula Freire, o programa se tornou um dos mais importantes canais de relacionamento entre a empresa e o consumidor. “O comitê é um grande diferencial da marca no varejo ótico. Com essa ferramenta, podemos ter uma visão do negócio sob a ótica do cliente, oferecendo, cada vez mais, produtos e serviços que atendam às suas expectativas”, explica.
A cada três meses, período em que acontecerão os encontros, serão selecionados novos candidatos, que atuarão como porta-vozes dos demais consumidores. Além de participar ativamente de decisões importantes da empresa, eles debaterão os anseios, percepções e até mesmo as críticas dos consumidores em relação aos produtos e serviços que a marca oferece. As sugestões dos comitês são discutidas e validadas por uma banca da Fototica, formada pelo presidente da empresa, diretores e gerentes.











A Bristol- Myers Squibb apostou em uma estratégia diferenciada com foco no contato direto com o público alvo para o produto Dermodex. A ideia é focar na experimentação do produto, por meio de uma ação que deverá atingir 500 mil mães. Somente este ano, a linha Dermodex contou com um investimento em comunicação da ordem de R$ 4,5 milhões. A ação denominada “Arena Dermodex” irá percorrer os estados de São Paulo, incluindo seis cidades do interior, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará e Pernambuco. A campanha iniciada em 19 de setembro terá duração de três meses e pretende levar o produto até as mães, por meio de diversas frentes de atuação.
um teste cego com 50 mães na capital paulista, envolvendo Dermodex e as marcas Bepantol e Hipoglós, na qual foi possível identificar a satisfação das participantes com o produto. “Embora a pesquisa tenha sido trabalhada com uma pequena amostragem, percebemos que muitas mães não usavam o Dermodex pelo simples fato de que nunca terem testado o produto. A partir desta constatação, partimos para uma estratégia que aproximasse o nosso produto do público-alvo, o que acreditamos que trará um resultado no aumento da demanda mais eficaz do que campanhas de mídia, por exemplo”, conclui.








