Bruno Martins, fundador e CEO do Fan First e da Shake Music

Shake Music cria plataforma direct-to-fan para artistas do mercado da música

Ferramenta contorna algoritmos para conectar artistas e fãs, abrindo novas possibilidades de engajamento e receita

O mercado da música vive um momento de expansão, mas que se mostra igualmente desafiador para artistas independentes. No último ano, segundo o relatório anual Global Music Report 2025, da IFPI, a indústria global de música gravada cresceu 4,8% e bateu US$ 29,6 bilhões em receita, com o streaming respondendo por 69% desse valor. No Brasil, o avanço foi ainda mais acelerado: +21,7%, o maior entre os dez principais mercados do mundo. Apesar dos números positivos, artistas seguem enfrentando barreiras para alcançar os próprios fãs, em meio ao excesso de lançamentos e a dependência dos algoritmos. É nesse cenário que surge o Fan First, plataforma direct-to-fan criada pela Shake Music.

A plataforma oferece um espaço exclusivo, onde criadores compartilham músicas, bastidores e ideias em primeira mão, enquanto fãs têm a chance de apoiar financeiramente, participar de missões coletivas e fazer parte de uma comunidade construída em torno da música. “Ao devolver aos artistas o controle sobre seus dados, conexões e audiência, o Fan First se posiciona como uma solução robusta para os desafios atuais e um passo decisivo rumo a um futuro verdadeiramente fan-powered. Centralizando suas demandas em uma única plataforma, o artista tem visibilidade dos leads, um canal direto para se relacionar com eles e, eventualmente, vender para quem quer comprar — criando novas formas de transformar engajamento em receita real”, afirmou Bruno Martins, fundador e CEO do Fan First e da Shake Music.

Com a solução, artistas podem publicar conteúdos exclusivos para seus seguidores (como músicas, bastidores e ideias em teste); receber apoio financeiro direto dos fãs via Fan Boost, que aparece como uma celebração pública na timeline; criar missões e metas coletivas, transformando o engajamento dos fãs em conquistas concretas; e controlar sua base de fãs, com acesso completo a dados e contatos, sem depender de algoritmos. Neste primeiro momento, a plataforma opera em soft launch, com acesso restrito a artistas convidados. O lançamento completo está previsto para o primeiro trimestre de 2026.

Deixe um comentário

Rolar para cima