Tecnologia otimiza ensino

Para proporcionar aos seus alunos melhores ferramentas de ensino, a Universidade Metodista de São Paulo modernizou sua infra-estrutura de tecnologia da informação com a implementação do Storage Corporativo. A solução de armazenamento centraliza os bancos de dados, e-mail e arquivos utilizados por alunos e funcionários em uma única plataforma de Storage. A solução foi fornecida pela GlobalTerra, integradora de produtos, serviços, soluções e projetos para redes, segurança e storage, em parceria com a Mude, distribuidora de soluções de comunicação, armazenamento e segurança de dados.

“Antes de implementar essa solução, os dados eram gravados diretamente nos servidores de aplicações, o que tornava o gerenciamento isolado, o mesmo acontecendo com a supervisão das políticas de segurança e backup”, explica Mauricio Pelanda, gerente de Telecomunicações e Redes do Instituto Metodista de Ensino Superior.

Para detectar quais as melhores soluções para proporcionar melhorias no armazenamento e backup de informações dos servidores críticos (banco de dados, correio eletrônico e servidores de arquivos) e aumentar a performance, por exemplo, a GlobalTerra contou com o apoio técnico da Mude. Juntos analisaram quais os produtos mais adequados às necessidades apresentadas pela Universidade. Segundo o analista responsável pelo projeto da Metodista e administrador WEB, Paulo Rodrigues, a opção foi pela adoção de subsistemas de dados e de bibliotecas de fitas.

Com cerca de 60 servidores e 2 mil estações de trabalho, distribuídos em seis unidades, o armazenamento de dados e os vários níveis de proteção são gerenciados pelo modelo Thunder 9570 – da Hitachi Data Systems -, que agrega grandes quantidades de discos e softwares, com 2 TB de capacidade. Tudo isso, agiliza o processamento das informações e flexibiliza a distribuição dos discos.

Outro componente é a Biblioteca de Fitas L20 – da Storagetek -, responsável pela automatização dos processos de backup e arquivamento de dados pouco acessados. Segundo Pelanda, isso permite que a Universidade Metodista de São Paulo ofereça aos alunos acesso mais rápido ao conteúdo das aulas, que já são disponibilizados pelos professores no portal do aluno da Metodista.

Deixe um comentário

Rolar para cima