Organizações que equilibram as abordagens conseguem otimizar seus investimentos, aumentar sua previsibilidade de crescimento e conquistar um posicionamento sólido no mercado
Autor: Renato Avelar
No cenário digital altamente competitivo de hoje, empresas que desejam se sobressair precisam adotar estratégias inteligentes para atrair e converter clientes. Nesse contexto, SEO e tráfego pago se apresentam como duas abordagens essenciais. Embora muitas vezes vistos como opostos, as duas estratégias são, na verdade, complementares e podem maximizar os resultados e a previsibilidade do crescimento de um negócio quando usados em conjunto.
O SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, como Google e Bing, sem necessidade de investimento direto por cada clique. Um dos grandes diferenciais da estratégia é a credibilidade: empresas que aparecem organicamente nos primeiros resultados transmitem maior confiabilidade para o público.
Os dados comprovam essa visão: 71% dos cliques ocorrem na primeira página do Google, conforme pesquisa da MOZ, o que torna essencial conquistar esse espaço. Além disso, segundo o HubSpot, 61% dos profissionais de marketing consideram a melhora do SEO e da presença orgânica como prioridade para suas estratégias de inbound marketing.
É importante destacar ainda que o SEO também oferece um excelente custo-benefício a longo prazo. Ao construir uma presença orgânica sólida, o site pode continuar atraindo visitantes sem necessidade de um investimento contínuo em anúncios.
Se antigamente o SEO era visto como uma estratégia de médio a longo prazo, hoje em dia, com inteligência artificial, os resultados começam a aparecer muito mais rápido. Nesse ponto, é necessário contar com ferramentas inovadoras de IA e equipes especializadas que elaborem estratégias específicas de rankeamento de acordo com termos que façam sentido para a marca e impulsione resultados orgânicos.
Mas então, por que vale utilizar também o tráfego pago? Ambas as estratégias devem ser usadas paralelamente, já que um reforça o outro. O ideal é investir ao máximo em técnicas pagas de “cauda longa”, ou seja, por mais tempo e com um direcionamento mais qualificado de tráfego, o que gera resultados com maior ROAS (Retorno sobre Gasto com Anúncios).
Uma das principais vantagens do tráfego pago é a segmentação detalhada do público-alvo. Com as ferramentas de análise disponíveis, é possível exibir anúncios apenas para consumidores com maior probabilidade de conversão, otimizando os investimentos. Mas nesse ponto, gosto de sempre ressaltar que a estratégia exige monitoramento constante e um planejamento cuidadoso para evitar custos elevados sem retorno significativo.
Agora a grande chave está na integração. Companhias que utilizam estratégias combinadas de SEO e tráfego pago observam um crescimento 50% mais rápido do que aquelas que apostam em apenas uma abordagem, segundo um estudo do WordStream, provando que a sinergia entre as duas estratégias é fundamental para maximizar os resultados.
O SEO pode reduzir o custo por aquisição de cliente (CAC) ao longo do tempo, pois gera tráfego gratuito e contínuo. Ao mesmo tempo, o tráfego pago pode oferecer insights valiosos sobre quais palavras-chave convertem melhor, ajudando a otimizar a estratégia orgânica. Além disso, campanhas pagas podem impulsionar conteúdos que já performam bem organicamente, potencializando a visibilidade e aumentando a conversão – um recurso valioso especialmente no varejo.
Outro aspecto importante é o reforço da presença da marca em diferentes pontos de contato. Um usuário que encontra uma empresa em um anúncio pago e depois a vê organicamente nos resultados de busca tende a confiar mais na marca e aumentar a probabilidade de conversão.
Logo, organizações que equilibram as abordagens conseguem otimizar seus investimentos, aumentar sua previsibilidade de crescimento e conquistar um posicionamento sólido no mercado. Entender e aplicar essa combinação de forma inteligente é fundamental para ter êxito no cenário digital.
Renato Avelar é sócio e coCEO da A&Eight.