A venda de eletrodomésticos aumentou como nunca no e-commerce. A categoria, que historicamente situava-se entre a 4ª e 5ª posição no ranking de produtos mais vendidos, ganhou mais espaço e alcançou a inédita 2ª colocação em junho de 2009, com 13% de participação em volume transacional. A redução do IPI ocorrida em abril, provavelmente, foi um fator importante que refletiu no desempenho das vendas de eletrodomésticos.A participação dos sites comparadores de preços foi essencial para impulsionar as vendas desta categoria. De acordo com levantamento feito pela e-bit, 33% das pessoas visitaram lojas virtuais à procura de eletrodomésticos após a redução do IPI (período de Maio e Junho), motivadas por meio de sites de busca ou comparadores de preços.
“Em épocas de crise, como a estamos presenciando, qualquer redução de preços promovida pela indústria, aliada à facilidade e praticidade de comparar preços e recebê-los diretamente em sua residência, pode ser um excelente motivo para estimular as compras pela Internet. Sem considerar o fato de poder pagar em até 12 vezes, o que facilita ainda mais o orçamento familiar”, destaca Pedro Guasti, diretor geral da e-bit.
Se analisarmos a intenção dos consumidores em comprar eletrodomésticos, por meio de dados extraídos do Retail Monitor, relatório desenvolvido pela e-bit, houve um aumento de 175% nas intenções de compra por uma Secadora de Roupas, comparando-se dois meses antes (Fevereiro e Março) da queda da alíquota e dois meses depois (maio e junho).
Na média, o crescimento na intenção de compras de eletrodomésticos foi de 74% nos dois períodos analisados. Agora, ao excluirmos produtos sazonais, como ar condicionado, ventilador e aquecedor de ambiente, vendidos com maior intensidade em épocas de temperatura mais elevadas ou baixas, a intenção de compras cresceu 41% no mesmo período.





















