O setor de telefonia móvel no Brasil, que demonstrou maior resistência à crise econômica internacional, deverá experimentar, em 2010, um período de forte crescimento nas vendas. Essa é a principal conclusão do GTI (Global Telecoms Insights) 2010, estudo realizado anualmente pela TNS Research International, líder mundial no segmento de pesquisa de mercado Ad Hoc (sob encomenda).O levantamento, feito em dezembro de 2009 no Brasil e em mais 34 países, constatou que, nos próximos seis meses, 70% dos brasileiros pretendem comprar um celular ou trocar o que já têm, um crescimento expressivo se comparado aos 32% registrados na medição do ano anterior. O percentual de intenção de compra do mercado nacional (70%) para 2010 está acima do da Argentina (65%) e do México (42%).
O tíquete médio para a compra do próximo aparelho no mercado nacional é de R$ 492 (40% superior aos R$ 351 previstos para 2009), bem maior que a média da América Latina (R$ 356) e da média mundial (R$ 365). O modelo touch screen, sensível ao toque, é o mais desejado pelos entrevistados brasileiros e 23% manifestaram a intenção de adquiri-lo. Em seguida aparecem as versões com flip (18%), e no formato slider, com 12% da preferência. “A inovação, a crescente familiaridade com a nova tecnologia e preços cada vez mais acessíveis contribuíram para a rápida aceitação dos touch screen no País”, analisa Lucas Pestalozzi, diretor do setor de Technology da TNS Research International.
Outra constatação relevante do estudo é a rápida aceitação dos smartphones no mercado nacional, que já conquistou 19% de usuários (em contrapartida aos 16% do ano passado), índice superior ao de outros países da América Latina avaliados no levantamento (Argentina 9%; Colômbia 7%; Guatemala 6% e México 8%).
Mobilidade
O estudo constatou ainda que, no segmento de eletrônicos, os notebooks ocupam o topo da lista de desejos dos brasileiros, com 35% dos entrevistados revelaram que pretendem adquirir um aparelho nos próximos seis meses. Esse percentual é expressivamente superior ao verificado em toda a América Latina (25%).
Outro equipamento que terá uma boa aceitação em 2010, apesar da ainda restrita disseminação no país, é o netbook. Segundo o levantamento, 27% dos brasileiros manifestaram interesse em comprar um nos próximos seis meses. “Há muitos consumidores que não precisam de um computador com alta capacidade e, para estes, mobilidade e preço acessível acabam sendo fatores decisivos na hora da compra”, destaca Pestalozzi.





















