
A pesquisa deste ano perguntou quão importante era o canal móvel para os consumidores. As incríveis diferenças existentes no uso deste canal pelas faixas etárias de 18-44 e 45-64 demonstram que a tendência de compra no canal móvel deverá aumentar e será o fator determinante da demanda pelo uso de múltiplos canais.
De acordo com o estudo, em média, 33% dos entrevistados na faixa de 18-44 anos têm uma maior tendência para acessar informações sobre produtos utilizando os celulares na loja, enquanto que menos da metade (média de 14%) na faixa de 45-64 anos buscaria as informações desta forma. Perguntados sobre comparação de preços por meio da utilização do celular, 35% dos entrevistados na faixa de 18-44 anos responderam que provavelmente utilizariam os aparelhos, em comparação a 20% dos pesquisados na faixa de 45-64 anos.
“Com os consumidores ainda muito cautelosos com os gastos, mas com crescentes expectativas quanto ao uso abrangente de canais, o varejo descobrirá que uma experiência englobando todos os canais sem impedimentos será crítica para a captura de seu wallet-share”, disse Jim Bengier, executivo da área global de varejo na Sterling Commerce.
Integração
Outros resultados da pesquisa dão novamente destaque ao desejo do consumidor de conectar as experiências on-line e físicas, especialmente entre mulheres e grupos de consumidores de “alto valor” (maior poder aquisitivo e formação superior). A pesquisa concluiu que 84% dos entrevistados querem poder comprar um item on-line e devolvê-lo em uma loja física, enquanto 67% querem poder fazer o pedido on-line e apanhar a mercadoria na loja.
A pesquisa mostrou ainda que 56% dos clientes na loja já fizeram a pesquisa na Internet ou avaliaram um item antes de adquiri-lo em uma loja. Na faixa de consumidores residenciais com renda anual superior a US$ 75 mil, este número subiu para 73% e, entre pessoas com formação universitária, foi 76%. O comportamento de comprar em vários canais é mais forte entre as mulheres, com 59% das entrevistadas afirmando que pesquisaram um item on-line antes de comprá-lo. Ao todo, 55% já tiveram um item entregue em suas residências e praticamente uma entre cada 10 mulheres pesquisadas informou que devolveu na loja uma mercadoria adquirida on-line.