Cofundador da Gurupass descreve a trajetória da startup que busca democratizar o acesso às atividades físicas atuando no mercado B2C
Com a alta demanda por praticidade e variedade de atividades físicas, surgiram no mercado os agregadores de academias fitness. Porém, os principais players decidiram trabalhar no modelo B2B, focando no setor de benefícios para empresas. Ciente desse movimento, três profissionais se uniram para criar a Gurupass, plataforma que democratiza e flexibiliza ainda mais ainda mais o acesso às diversas modalidades de atividades físicas por meio de créditos que podem ser adquiridos no aplicativo, conforme detalhou, hoje (04) um dos cofundadores, Felipe Souza, ao participar da 1171ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Iniciando com um overview da startup, o executivo explicou que tudo começou a partir de um primeiro negócio, o Seu Guru, um marketplace de benefícios para o mercado B2B. Por meio dele, descobriram uma procura muito grande por benefícios voltados para o bem-estar. “Percebemos que faltava uma solução para as pessoas físicas terem acesso a uma flexibilidade de opções para o fitness. Isso nos levou a refletir e ouvir os nossos usuários, que na época eram uns 7 mil. Então, decidimos partir para o B2C, dando acesso direto ao consumidor final às várias alternativas para quem não têm acesso às plataformas corporativas.”
Dessa forma, Felipe e seus sócios começaram a desenhar, em 2023, a ideia da startup, explorando os insights sobre as necessidades não atendidas nos serviços existentes, lançando a empresa no mercado em agosto do mesmo ano. “Por meio do nosso aplicativo, os clientes conseguem ter acesso a academias, quadras de vôlei, estúdios de pilates, boxe, crossfit, massagens, estabelecimentos de estética, etc. Foi a solução de uma dor, também, desses próprios estabelecimentos, que tinham a demanda de um agregador que ajudasse a aumentar a receita, preenchendo os horários ociosos e de academias novas precisando de clientes, a um preço convidativo sem serem explorados nessa parceria. Dessa forma acabamos preenchendo lacunas existentes nas duas pontas, ouvindo ambos os lados e atendendo suas respectivas necessidades.”
A plataforma funciona à base de créditos adquiridos pelos usuários para reservar horários e aulas. “Começamos com a venda de créditos mensais e mudamos para créditos diários, que são comprados mensalmente, mas podendo ser usados com maior flexibilidade.” Indagado pela audiência sobre o principal fator considerado para um êxito tão rápido da plataforma, o cofundador respondeu que é justamente a cultura de escuta ativa desde o início. “Assim, conseguimos oferecer produtos que conversam com as necessidades dos usuários.” Deu como exemplo a própria ideia de lançar créditos, que são as moedas do aplicativo ao invés de passes diários das academias tradicionais. “O que possibilita que o nosso cliente possa praticar mais de uma modalidade por dia, mesmo porque ele tem a possibilidade de comprar créditos avulsos conforme suas necessidades.”
Houve tempo ainda para Felipe falar dos planos de médio e longo prazo da Gurupass de se transformar em um ecossistema de bem-estar, impulsionado pelo caráter de socialização que existe nesse universo fitness. Falou também de como trabalham o relacionamento com os usuários e as academias para entregar uma boa experiência, entre outros assuntos. O vídeo está disponível, na íntegra, no canal o ClienteSA Play, no YouTube, junto com às outras 1170 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.
A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (05), recebendo Caetano Altieri, general manager da Verifone no Brasil, que abordará as muitas transformações na jornada do varejo; na quarta, será a vez de Emanuela Saraiva, gerente do SAC da Libbs Farmacêutica; na quinta, Marcelo Lucindo, CEO e fundador da Evoy Consórcios; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “IA no varejo: Onde estão os maiores impactos na experiência?”, reunindo Christiane Cruz Citrângulo, Chief Marketing Strategy Officer da Neogrid; Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo & Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul; Juliana Velozo, senior VP de Retail, CPG, Travel & Transportation e Healthcare da Thoughtworks Latam, e Rafael Reolon, diretor de Retail da Linx.