Country coordinator da Zapping expõe a trajetória da empresa que cresce colocando a UX como um diferencial
A personalização e a experiência do usuário ganham cada vez mais protagonismo no segmento de streaming. Foi acreditando e contribuindo para essa nova realidade que a chilena Zapping surgiu e vem se desenvolvendo pela América do Sul, alcançando, em menos de 10 anos, mais de 500 mil assinantes. Detalhando de que forma isso tem sido alcançado sustentando-se nos pilares de tecnologia, distribuição de conteúdo e centralidade no cliente, Chico Vargas, country coordinator da Zapping, participou, hoje (23), da 1151ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
A Zapping nasceu há oito anos, no Chile, com uma plataforma para solução de streaming em canais abertos, já com um diferencial que era o aplicativo, e teve uma grande aderência do público. “De lá para cá, a empresa vem em um crescimento forte em território chileno, chegando atualmente a ser o maior aplicativo, com 256 mil usuários, vencendo o concorrente direto local, que é a Direct TV Go. Criamos uma comunidade de consumidores com uma narrativa e uma experiência diferenciadas que abraçam cada um de maneira única por meio de todos os canais de interação.” Ele reforçou que todo o ecossistema foi criado em cima dos valores da empresa, que começou como startup e, atualmente, está presente em quatro países, Chile, Peru, Equador e Brasil, contando com mais de 150 colaboradores. “E a prática da UX é um dos principais pilares da Zapping e um forte diferencial.”
Segundo o executivo, a empresa chegou ao mercado brasileiro em 2023, por meio de uma fusão com a Guigo TV, cujo principal ativo eram os contratos com bons players no País. “No ano seguinte, trouxemos outros conteúdos vigentes, principalmente fechando contrato com o grupo Globo, nos canais abertos e fechados, depois com a Discovery e assim por diante. Hoje, alcançamos, em menos de uma década, nos quatro países de atuação, mais de 500 mil assinantes.” Conforme garantiu, a cultura de centralidade no cliente, com toda a empresa envolvida e o fácil acesso à alta direção para tomada de decisões, é que permitem rapidez em detectar e atender as dores dos usuários de forma personalizada. E citou como os três sustentáculos dessas ações, a tecnologia, distribuição de conteúdo e a experiência do usuário, que continuarão a apoiar o crescimento contínuo e rápido da organização.
Perguntado pela audiência qual o core da Zapping, se o streaming, a tecnologia, o produto ou a experiência do cliente, Vargas respondeu que para, para se tornar um plataforma de streaming diferenciada e de sucesso, tem que ter muita tecnologia embarcada. “Então, somos uma empresa de tecnologia, com mais de um terço dos colaboradores que estão no Chile focados em trazer as melhores ferramentas, cada vez mais funcionalidades, menor latência, melhor qualidade de som e imagem. Ou seja, na base de tudo isso está a tecnologia, também na experiência ao cliente, para agilidade e resolutividade que são os valores da companhia, com o uso de inteligência artificial num atendimento humanizado.”
Chico também afirmou que acredita que o consumidor de todas as gerações avançará para essa disrupção, que é ter a melhor experiência de streaming diretamente na smart TV ou no device móvel. “Enquanto isso, vamos nos fixando firmemente no B2B e no B2B2C, com uma excelente equipe de comercial oferecendo uma plataforma de streaming nesse modelo, para um mercado que reúne mais de 20 mil provedores”. Ele falou ainda do crescimento esperado do acesso por dispositivos móveis, que hoje, na Zapping chega a cerca de 20%.
O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com às outras 1150 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,7 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência (24), recebendo Elton Matos, sócio-fundador e CEO da Airlocker, que abordará a oportunidade no last mile com os armários inteligentes; e, na quarta, debatendo o tema “Experiência do cliente: O que pensam as novas gerações?”, estarão reunidos Daniel Nure, gerente de CX da Serasa, Mariana Saraiva, head de CX do Casar.com, Olívia Araújo, brand manager da Linus e Thiago Brandão, CEO da Loyalme.