CEO da Ecoville conta como a empresa transformou a vivência dos franqueados em influência local e estratégia central para fortalecer relações e vendas
A evolução do franchising na Ecoville tem sido impulsionada por uma ideia simples: o cliente confia em quem conhece. A marca consolidou uma cultura onde a proximidade se tornou o motor de crescimento e, hoje, a atuação dos franqueados como influenciadores digitais locais reflete essa essência, ampliando o alcance da relação direta que sempre a guiou. O uso de demonstrações práticas, a criação de soluções personalizadas e a digitalização de processos tornaram-se pilares dessa estratégia, que continua a moldar um ecossistema de limpeza cada vez mais conectado às comunidades, como compartilhou, hoje (08), Cristiano Corrêa, CEO da Ecoville, na 1258ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Após detalhar sua trajetória profissional, o executivo contou como se deu a evolução da Ecoville e de que forma sua história se cruzou com a da companhia. “Ela foi criada pelos irmãos Leandro e Leonardo Castelo, em 2007, em Joinville (SC), que enxergaram, de início, o potencial do mercado informal de produtos de limpeza, vendendo no modelo porta-a-porta. Em 2011, foi aberta a primeira loja física e, cinco anos depois, o modelo de franchising. Foi lendo, bem mais tarde, uma matéria sobre os planos dela de chegar a três mil franquias, que decidi me juntar a eles como franqueado.” Abandonando uma bem-sucedida carreira de executivo, Cristiano resolveu se arriscar na vida de empreendedor, vindo, depois de um ano como franqueado, a descobrir que o segredo estava em saber vender, estar próximo do cliente e não esperar ele chegar até a loja. Graças a essa descoberta, o faturamento de sua loja, cuja meta era de R$ 30 mil mensais, alcançou o patamar de R$ 150 mil, depois de um ano. “Em três anos, me transformei no Top 1 dos franqueados da rede no Brasil, graças à minha proximidade com o cliente, escutando-o muito.”
O mapa da mina, explicou o CEO, foi procurar zeladoras e zeladores dos prédios, para demonstrar in loco, as vantagens e a eficácia dos produtos. Eles funcionaram como os primeiros influenciadores das compras no edifício. “Isso começou em 2014 e, quatro anos depois, percebi um problema: o turnover nos prédios. Depois de treinar zelador ou a zeladora, ele ou ela saia e levava o conhecimento. Foi quando surgiu a ideia de criar uma escolinha, pensando no cliente B2B. Mas ainda faltava resolver o problema do turnover, que seis meses depois foi solucionado com a digitalização. Criamos um aplicativo, que permite o acompanhamento da limpeza feito por notas. Deu tão certo que abri minha empresa de facilities, à parte, com a anuência dos sócios da Ecoville, que acabou sendo acelerada junto com as franquias da empresa.” Como resultado desses avanços, Cristiano foi convidado a assumir o comando da parte da franqueadora e a Ecoville deixou de ser apenas uma fabricante e vendedora direta, se tornando um “ecossistema de limpeza”: com consultores, lojas, e um portfólio amplo de produtos para uso doméstico e profissional, incluindo facilities e até uma lavanderia express, em processo de lançamento.
Na sequência, o executivo destacou a importância do franqueado como influenciador local, explicando que isso se transformou em cultura da empresa,ao perceberem que o cliente só compra de quem conhece. “Para o cliente entender a profundidade do que oferecemos com nossos produtos, ele precisa ouvir de um conhecido. Começamos a perceber que quanto mais o franqueado e as lojas se posicionavam, sendo influentes em sua cidade, melhores eram os resultados. Porque aí entra também a questão de conhecer a cultura da região, o jeito de falar, de se relacionar, o horário de atendimento. Há um fit com o cliente.” Ele ainda falou dos projetos envolvendo novas tecnologias, incluindo o desenvolvimento de um software de inteligência de vendas. O vídeo, na íntegra, está disponibilizado no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1257 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 4 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.
A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (09), com a presença de Cristiane de Oliveira, gerente de qualidade da Europ Assistance no Brasil, que abordará o diferencial humano na melhoria da atenção ao cliente; na quarta, será a vez de Roberto Madureira, head of customer service, experience and relations na Rentcars; na quinta, Chrystiano Mincoff, diretor executivo de experiência e permanência do aluno da Vitru Educação; e, encerando a semana, o Sextou realizará, sob o patrocínio de Whirlpool e Diabolocom, o “Especial ClienteSA Trends”, debatendo o tema “Experiência do cliente: O que não pode ficar de fora do radar em 2026?”, com a presença de Ana Agner, gerente sênior de CX da Whirlpool, Annaysa Salvador, professora de comportamento do consumidor no curso de Administração da ESPM, Celso Tonet, diretor de CX da Claro, Edinelson Santos, diretor de atendimento ao cliente do Grupo Casas Bahia, Rodrigo Tavares, partner da IN Digital, Adriana Gallego, diretora de customer service da Decolar, e Silveraldo Mendes, diretor de relacionamento com associado da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.





















