A fórmula para o sucesso


Revisar e otimizar os processos de negócios para garantir uma gestão mais inteligente dos negócios. Foi com esse objetivo que O Boticário, uma das maiores empresas do mercado de cosméticos do Brasil, decidiu procurar uma solução que lhe permitisse reestruturar todos os processo organizacional. Fundada em 1977, a empresa conta hoje com uma complexa rede de mais de 2,3 mil franquias espalhadas em todo o país e no exterior. Comercializa mais de 55 milhões de unidades de  550 diferentes tipos de produtos, o que representou um faturamento bruto, na rede, da ordem de R$ 1,9 bilhões em 2004. Dentro deste complexo cenário fica a pergunta: como fazer toda essa cadeia funcionar de forma uniforme, adotando a mesma cultura de gestão?

No final de 2003, O Boticário decidiu apostar suas fichas no redesenho de processos. A empresa investiu aproximadamente R$ 500 mil no projeto, que também envolveu licenças do software ARIS Tools, da IDS Scheer. O projeto envolveu ainda consultoria e treinamento. “Fizemos uma licitação para ver qual solução seria mais adequada para nossas necessidades. O ARIS é, sem dúvida, a ferramenta mais completa para o serviço”, conta Henrique Rubem Adamczyk, diretor de TI e Gestão do Boticário.

Com uma equipe formada por mais de 70 profissionais do Boticário escolhidos a dedo, a empresa iniciou o projeto. A primeira etapa consistiu em redesenhar e mapear todos os processos e atividades da companhia. O resultado da ação: 7 macroprocessos e mais 300 subprocessos, divididos por todos os departamentos organizacionais existentes: marketing e internacional, comercial (franquias), financeiro, RH (desenvolvimento organizacional), operacional e TI.

Com tudo mapeado, a empresa iniciou então o segundo passo: cruzar todos os dados obtidos para analisar os pontos positivos e instaurar melhorias em pontos críticos.  Após a análise, ficou decidido que os 7 macroprocessos seriam mantidos, com algumas alterações conceituais. Além disso, houve um salto para 583 subprocessos.  Tudo rigidamente documentado e mapeado. “Criamos um verdadeiro manual que permite que todas as franquias trabalhem de forma alinhada e com os padrões determinados pelo Boticário”, completa.

Efetivamente, a empresa já sente os benefícios do projeto. Alguns departamentos foram modificados, como aconteceu com a área operacional, que foi dividida em duas partes: pesquisa e inovação e supply chain (logística). Também foram criadas novas áreas, como diretoria de responsabilidade social e comunicação.

Antes do projeto de revisão, a empresa atendia apenas as demandas solicitadas pelos sistemas de informação, buscando soluções de TI que melhorassem  o lado operacional de cada área. “Agora há uma cultura de alinhamento tecnológico e de gestão. Um exemplo prático foi o índice de 99% na acuracidade de estoque. Nunca tivemos uma medição tão representativa”, explica o executivo.

Além disso, comenta Adamczyk, só no processo de propriedade intelectual a empresa deve conseguir um ganho de R$ 2,3 milhões nos próximos dois anos. “Conseguimos mapear e documentar todos os processos que envolvem marcas e patentes. Com isso, criamos sistemas para gerenciamento de risco e monitoramento de concorrência. Hoje isso é fundamental para nossos negócios”, conclui.

Outro grande benefício causado pelo projeto de redesenho de processos foi conseguir mais agilidade e rapidez no processo de implantação de um novo sistema de ERP. O projeto completo foi entregue em apenas oito meses.  “Com o mapeamento de todos os processos da empresa, conseguimos visualizar as necessidades de cada área da empresa. A expectativa é que nos próximos dois anos tenhamos um retorno significativo sobre esse projeto”, completa.

Com o projeto de redesenho dos processos concluído, a empresa agora parte para outro desafio: utilizar os resultados para conseguir a gestão do gerenciamento dos conhecimentos. “Cada funcionário tem um tipo de habilidade. Precisamos ter tudo isso documentado. Só assim teremos uma gestão realmente inteligente dos negócios”, observa.

Deixe um comentário

Rolar para cima