“Feliz aquele que transmite o que sabe e aprende o que ensina”.
Cora Coralina
Para que a implementação de nossas estratégias seja efetiva, ressalto a importância da participação de pessoas, afinal relacionamento é estabelecido
entre pessoas. E para isto precisamos capacita-las a realizarem o tão
importante relacionamento, não importa se financeiro/comercial ou
humano/social.
No caso de uma estratégia de CRM, a capacitação é a pedra fundamental para
o sucesso, já vimos que toda iniciativa de interação é feita, conduzida e
monitorada por pessoas; de nada adianta ter o melhor software do mercado, a
melhor estrutura de Contact center e que move a maquina não estar preparado
para executar tudo com qualidade e eficiência.
Para muitas empresas capacitação é o mesmo que treinamento, mesmo que você
pertença a este time conceitual, para podermos trabalhar daqui para frente peço
que reveja (conceitualmente) estas duas palavras:
1. Aprender a dirigir, é um treinamento ou uma capacitação?
2. Curso Direção Defensiva é um treinamento ou uma capacitação?
1.Trocar fraldas é um treinamento ou capacitação?
2.Criar um filho é um treinamento ou capacitação?
Sei que muitos profissionais de RH podem estar discordando do que falei,
mas meu intuito é separar o que se deve fazer e o que não se deve fazer, quando
pretendemos reunir um grupo de pessoas e prepará-los para uma determinada
tarefa ou atividade.
Capacitar é incorporar conhecimento
É saber fazer com base no próprio raciocínio
MAZZA
Eu vejo a CAPACITAÇÃO como andar de bicicleta, não importa quanto tempo
passe você nunca mais esquece e qual foi o segredo?
Metodologia de aprendizagem.
No fundo penso que quando precisamos de tarefas repetitivas e burocráticas
realizamos treinamentos e quando buscamos um entendimento maior e com muitos
conceitos, precisamos então capacitar às pessoas via incorporação de
raciocínio. Todos concordam que existe a necessidade dos treinamentos e/ou
capacitações, apenas precisamos definir qual o nível de excelência buscamos.
Capacitações devem ser planejadas nos mínimos detalhes muitos são os
detalhes que farão a diferença entre o aprendizado completo ou o fiz por que
fui obrigado.
Pense comigo:
Na sua infância, quando você começou a aprender a escrever, você discutiu
com seus pais ou professores se o uso do s ou do z estava coerente? NÃO, Por
quê?
Cérebro de criança aprende igual ao de cachorro: pelo exemplo e pelo
reflexo condicionado:
(B+A) =BA; (B+E) =BE; (B+I) =BI; (B+O) =BO; (B+U)
=BU.
Nesta idade aprendemos porque acreditamos que o professor é inteligente e
seguimos todos seus exemplos. Não há discussões.
“As crianças precisam de modelos mais do que precisam de
críticos” – Joseph Joubert (1842)
pedagógica, mas se esquecem que seus colaboradores não são mais crianças e NÃO
se adaptam mais a este método de aprendizagem.
Pode até funcionar, porém com objetivos específicos de cunho repetitivo. O
que encontramos na maioria dos casos são treinamentos chatos, repetitivos e
desmotivantes; perde-se tempo e dinheiro da empresa e os resultados em
aprendizagem são medíocres.
ser parte integrante da vida e todo aprendizado se baseia na comprovação e
discussão de fatos e a metodologia vencedora passou a ser:
“Aprender fazendo”
O que precisa mudar na busca pela excelência no treinamento ou capacitação?
Não mudar o PORQUÊ fazer, mas sim o COMO fazer.
“Lembre-se de que uma palavra ouvida permanece menos
tempo inscrita na mente de uma pessoa do que aquilo que é visto por ela” Horácio (8 AC).
porque esta na famosa grade, precisamos SEMPRE mensurar o resultado de cada
atividade e identificar pontos falhos de aprendizado e voltar.
Treinamentos e Capacitações são investimentos,
Despesas são
colaboradores não trazendo dinheiro para dentro de casa, por que não sabem como
desempenhar sua função.
Outra pergunta: O que você guardou mais em sua memória, uma aula da
faculdade ou uma aula de cursinho pré-vestibular?Eu guardo na memória até hoje, canções que cantávamos nas aulas de
cursinho, onde a letra trazia uma lembrança de uma formula importante ou, como
por exemplo, “a síntese do DNA”.
Qual a grande diferença das duas aulas: Metodologia.
E a capacidade de absorção com o método utilizado pelos professores.
“Se ouço, esqueço; se vejo, lembro; se faço,
sei.”
Provérbio chinês
Por isso que treinar é fácil, o difícil é capacitar
Abraço à todos
“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar”
Twitter @mfmazza – site: www.mfmazza.com
“Se ouço, esqueço; se vejo, lembro; se faço, sei.”
Provérbio chinês