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Engajamento e Alta Performance: como estruturar um ‘dream team’ 

Uma cultura pautada na solidariedade, ágil e centrada no humano está entre as ferramentas para ser mais assertivo na hora de atrair, engajar e fidelizar

No mundo empresarial altamente competitivo de hoje, construir uma equipe de alto desempenho está entre as prioridades das empresas, conforme revela o levantamento do Google, elaborado em 2020. A GT7, Unidade de Negócios do Grupo Cartão de TODOS focada em inovação e crescimento acelerado e sustentável, tem se destacado nesse sentido e a Diretora Executiva de Pessoas e Cultura da GT7, Paola Klee, compartilha os segredos por trás da criação de um ‘dream team’ de alta performance.

Inserida em um segmento de mercado onde a atração e retenção de colaboradores é frequentemente um desafio, a GT7 tem conseguido manter uma equipe sólida e altamente produtiva, o que se traduz em um aumento da satisfação dos colaboradores, E-NPS Employee Net Promoter Score, de 31% para 75% e uma redução de turnover voluntário de quase 50%. Paola Klee, que lidera as estratégias de Pessoas e Cultura, atribui os resultados à importância de uma abordagem centrada nas pessoas para alcançar esse sucesso.

“Hoje, na GT7, incentivamos o intraempreendedorismo com diversos projetos e negócios sendo criados e geridos por colaboradores e temos um ambiente como o de um coworking no qual parceiros, clientes e as nossas áreas podem interagir, o que facilita a colaboração. No meu entender para termos gestão compartilhada alguns fatores não devem faltar e são a base para a segurança psicológica: coragem para atuar de forma disruptiva, quebrando a mentalidade de ao compartilhar nos tornamos vulneráveis; transparência da informação e autonomia para tomada de decisão”, salienta Paola.

Como destaca a Diretora Executiva de Pessoas e Cultura da GT7, estudos e pesquisas dos Institutos Gartner e Gallup revelam que 75% dos profissionais estão em busca de uma oportunidade de carreira fora de suas organizações e que o montante de profissionais que saem de suas organizações por melhores trajetórias de carreira e desenvolvimento pessoal é igual aos que deixam suas empresas por melhores salários. Segundo o Ministério do Trabalho, em 2022, quase 7 milhões de profissionais solicitaram voluntariamente a sua demissão no Brasil. Esses movimentos se acentuam ainda mais dentro de determinados nichos de mercado, como o do Marketing Digital, onde o volume de oportunidades é maior do que o de profissionais para ocupá-las. Assim, reter e engajar esses profissionais torna-se um grande desafio.

A evolução do conceito de carreira

Para Paola Klee, Diretora Executiva de Pessoas e Cultura da GT7, o desafio de redução de turnover e da criação de um time dos sonhos, se relaciona, atualmente, à evolução do conceito de carreira, cujos aspectos principais são: as progressões de carreira não são mais contínuas, lineares e verticais, mas sim descontínuas e horizontais, trazendo multiplicidade de alternativas; a carreira não é mais propriedade e determinada pela empresa, mas sim pelo profissional que se torna responsável pelo seu desenvolvimento e, portanto, protagonista da sua evolução.

“Assim, o desafio na formação e na retenção de talentos é que o sucesso na carreira passa a ser medido pela régua do indivíduo e não mais pelo avanço hierárquico nas organizações. Além disso, as decisões de carreira passam a ser pautadas, não mais em maiores cargos e salários, mas em maior congruência com valores e propósitos. Ou seja, vivemos a hiper personalização também dentro das organizações e o desafio de atendermos as necessidades de cada pessoa do nosso time”, destaca Paola.Como ressalta a Diretora Executiva de Pessoas e Cultura da GT7, neste cenário,  a era do “one size fits all”, ou seja uma única solução para todos, deixa de ser uma estratégia otimizada para a gestão de times, perdendo espaço para a importância da sensibilidade e da necessidade de flexibilidade em procedimentos e políticas empresariais. 

“Para compor e manter um dream team, é importante compreender que a legislação é sempre um delimitador, mas nunca um determinante de como devemos nos relacionar com as nossas pessoas. Essa relação deve ser sempre pautada no respeito e nos princípios dos nossos valores tendo como base a confiança mútua. Isso traz acolhimento para sermos e expressarmos nossos anseios e inquietudes. Esse espaço de escuta ativa é fundamental e pode te ajudar a desenvolver um time dos sonhos para otimizar suas ações empresariais”, explica Paola.

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