Procon-SP agora conta com sistema de atendimento digital

Nova plataforma traz mais agilidade, conforto e transparência para o cidadão
Procon-SP e Prodesp lançaram nesta terça (4/5) o novo Sistema de Atendimento Digital do Procon-SP. O sistema, mais intuitivo, moderno e interativo, permite que todo o atendimento de defesa do consumidor seja feito de forma digital.

O evento, que contou com a presença do presidente da Prodesp, André Arruda, da subsecretária de Estado de Serviços ao Cidadão, Tecnologia e Inovação, Andra Robert, além do diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, aconteceu na sede da Prodesp e foi transmitido ao público de forma online via Microsoft Teams – 600 pessoas acompanharam o lançamento do Procon-SP Digital.

“Ao assumir a gestão do Procon-SP recebi do governador a missão de tornar o Procon-SP uma instituição menos burocrática, que fosse mais próxima do consumidor e garantisse respostas as suas demandas. É o que estamos cumprindo hoje”, disse o diretor do Procon-SP.

Com a nova plataforma, todo o processo de reclamação do consumidor poderá ser feito online – desde o primeiro contato com o atendimento até a audiência de conciliação e a possibilidade de acompanhar o andamento da demanda.

A mudança também abrange os procedimentos de fiscalização, além dos especialistas passarem a fazer os autos de infração de forma online, agilizando a tramitação do processo, os procedimentos, como recurso de multa, por exemplo, poderão ser acompanhados digitalmente, garantindo mais transparência e dinamismo.

É mais praticidade para o cidadão – consumidores e empresas – que terão um canal direto de interação, mais ágil e transparente.

Para o presidente da Prodesp, o sistema é um projeto pioneiro que inicia uma nova forma de lidar com o consumidor do serviço público. “É o Estado cada vez mais acolhedor atendendo um consumidor que hoje é mais exigente e que faz uso do serviço online”, afirmou.

A implantação do sistema será gradativa para permitir os ajustes necessários. As empresas Casas Bahia, Comgás, Extra.com.br, Ponto Frio, Samsung e Vivo, integram a primeira etapa do processo. As empresas interessadas no novo sistema podem procurar o Procon-SP, assim como os Procons municipais, que ao aderirem à ferramenta, terão acesso a esse novo instrumento de gestão.