Zuckerberg declarou que deseja o reconhecimento de ser uma empresa “metaversa”
A marca corporativa do Facebook é a mesma da plataforma de mídia social desde 2019 . Agora, porém, começa um novo capítulo: o guarda-chuva de serviços passa a ser conhecido como Meta.
O Facebook (ou Meta) parece acreditar firmemente que o modelo de rede social, como você o conhece, está prestes a renascer. A empresa espera derrubar muros para construir “a próxima evolução da tecnologia social — onde você pode compartilhar experiências imersivas com as pessoas, mesmo quando você não pode estar junto pessoalmente, e fazer coisas juntos que você não poderia fazer no mundo físico.”
A reformulação da marca foi um esforço conjunto entre as equipes de branding e produto de toda a empresa, de acordo com um novo post do blog que descreve as decisões estéticas por trás da reformulação. Nele, a equipe de Design at Meta detalha que a empresa escolheu o nome Meta “porque pode significar” além “.“Este próximo capítulo é um futuro feito por todos nós que nos levará além do que a conexão digital torna possível hoje – além das restrições das telas, dos limites da distância e até da física”, elabora o gigante da tecnologia. “Para nossa empresa, Meta é um lembrete de que sempre há mais para construir.”
E o novo logotipo?
Projetar um logotipo para meras telas 2D não seria adequado para a transição multidimensional, então a empresa criou um símbolo que poderia “viver em movimento e em 3D”. O emblema dinâmico aparece de forma diferente em diferentes perspectivas — seja em 2D ou 3D — e pode até mesmo interagir; você pode navegar “por ele e ao redor dele”. Em certos cenários, pode parecer um monograma ‘M’, mas também pode se transformar em um símbolo de infinito que representa “horizontes infinitos no metaverso”.
Ainda há alguma memória do passado da marca no símbolo. Um gradiente azul acena com os principais produtos da Meta, “conectando nosso futuro às origens de nossa empresa”, diz a empresa.
O processo de pensamento por trás da marca nominal é menos abstrato. A empresa queria um visual “simples e eficaz” que se aplicasse a uma infinidade de telas, desde aplicativos no aplicativo até o metaverso imersivo. Sua fonte corporativa relativamente nova de 2019, que foi reutilizada para este logotipo, parecia se adequar ao projeto. “No momento, nossa marca está tão intimamente ligada a um produto que não pode representar tudo o que estamos fazendo hoje, muito menos no futuro. Com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa metaversa e quero ancorar nosso trabalho e identidade no que estamos construindo ”, explica o CEO da Meta, Mark Zuckerberg.
Fonte: DesignTaxi