Jean Castro, diretor de rede da Ticket

Cai o número de brasileiros que se preocupam com desperdício de alimentos

Percentual de pessoas que dizem se preocupar com o tema passou de 99% em 2024 para 88% em 2025

A sustentabilidade na cadeia de alimentos e o combate ao desperdício são temas cada vez mais urgentes no Brasil, mobilizando tanto a população quanto os setores envolvidos na alimentação. Com o objetivo de ampliar essa discussão, a Ticket, marca da Edenred Brasil, acaba de divulgar um recorte da “Pesquisa Barômetro 2025”. O estudo, realizado anualmente em mais de 20 países, traz a percepção dos trabalhadores brasileiros e de estabelecimentos sobre o desperdício de alimentos, destacando avanços e desafios ainda presentes. Segundo os dados, a grande maioria dos consumidores se preocupa com a perda de alimentos. No entanto, o levantamento aponta uma queda no percentual de pessoas que dizem se preocupar com o tema, que passou de 99% em 2024 para 88% em 2025.

Para Jean Castro, diretor de rede da Ticket, os dados mostram um cenário desafiador. “A consciência sobre o desperdício de alimentos segue altíssima, o que é um fator positivo e consolidado. Porém, nosso levantamento aponta para dois desafios claros. O primeiro, diz respeito ao menor engajamento da população com o tema do desperdício. Em seguida, a pesquisa mostrou que existe um descompasso entre as soluções mais desejadas pelos clientes e as práticas efetivamente adotadas pelos restaurantes.”

“Nesse contexto, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) se destaca como uma iniciativa fundamental, promovendo não apenas a oferta de refeições saudáveis e nutritivas aos trabalhadores, mas também incentivando práticas que minimizam desperdícios, contribuindo assim para a sustentabilidade da cadeia alimentar. Entender essas lacunas é o primeiro passo para criar estratégias mais eficientes alinhadas com as expectativas dos consumidores e fomentar o compromisso social para prevenir o desperdício”, afirmou Castro. 

A visão do consumidor e as respostas dos restaurantes: problemas de alinhamento

O estudo mostra que os brasileiros têm expectativas claras sobre como os restaurantes devem agir para reduzir o desperdício. Sete em cada dez clientes (70%) querem saber quais estabelecimentos adotam medidas sustentáveis. Entre as práticas mais desejadas, a principal é a distribuição de embalagens para levar sobras de comida (“doggy-bags”), citada por 63% dos consumidores, seguida da oferta de diferentes porções para a mesma refeição (52%) e da reutilização máxima de alimentos (41%).

Do lado dos restaurantes, a adesão a práticas contra o desperdício cresceu: 82% dos estabelecimentos afirmam ter implementado medidas para limitar o descarte de alimentos, um avanço em comparação com os 78% registrados em 2024. A principal medida adotada por eles é a reutilização máxima de alimentos, que cresceu de 42% para 50% em um ano.  No entanto, há uma desconexão entre o que os clientes pedem e o que é oferecido. Por exemplo, enquanto o interesse por embalagens para levar sobras aumentou entre os consumidores, a oferta dessa prática caiu de 24% em 2024, para 19% em 2025. 

Apesar dessa diferença, há uma oportunidade clara de aproximação. O setor mostra disposição para aprender: 70% dos estabelecimentos gostariam de receber dicas sobre o tema, e 47% demonstram interesse em workshops sobre opções saudáveis e redução do desperdício. Segundo o diretor de rede, “aliado a isso, temos o PAT, que promove a saúde e o bem-estar dos colaboradores e incentiva práticas alimentares responsáveis e conscientes que podem ajudar a mitigar o desperdício, fortalecendo a relação do trabalhador com os alimentos e sua utilização”.

A pesquisa confirma, então, que a sustentabilidade e o combate ao desperdício é um valor cada vez mais consolidado pelo consumidor e pelo mercado brasileiro. “O aumento de práticas sustentáveis pelos restaurantes é notável, e a abertura desses estabelecimentos para novas ideias é uma forma de aproximar o negócio ao cliente. Hoje, ações de combate ao desperdício são, também, uma estratégia inteligente para fortalecer a marca e criar uma conexão duradoura com um consumidor que valoriza o consumo consciente”, finalizou Castro.

A Pesquisa Barômetro é realizada anualmente pela Edenred nos países onde está presente. A edição de 2025 contou com a participação de 52.016 colaboradores e 1.136 operadores de restaurantes em 21 países, incluindo o Brasil. Os questionários foram aplicados entre os meses de maio e julho.

Deixe um comentário

Rolar para cima