A pedra preciosa do atendimento



Profissão que está entre as maiores geradoras de emprego do país, o operador de telesserviços muitas vezes é motivo de piada e xingamentos. Porém, é esse profissional que, com competência técnica e de comunicação, estabelece parceria com o cliente, fornecendo informações, esclarecendo dúvidas, recebendo reclamações. Atualmente, já são mais de 750 mil, e a estimativa é chegar a um milhão, em 2010, segundo a ABT – Associação Brasileira de Telesserviços.

 

Dada a importância da profissão, hoje (04/07), se comemora o Dia do Operador de Telemarketing. Para Dayse de Souza Ribeiro, gerente de cliente da Atento, a homenagem é justa pelo trabalho que realizam. “Hoje em dia, qual é o segmento de mercado, serviço ou produto em que você não tem que entrar numa central de atendimento? Precisamos dar o reconhecimento adequado a essas pessoas que estão ali com toda a paciência do mundo, com dedicação, e que muitas vezes acabamos utilizando como válvula de escape do nosso stress”, completa. Dayse também salienta que, além do primeiro emprego, a profissão oferece oportunidade de crescimento profissional. “Se quiser seguir carreira, o operador tem grandes oportunidades, mas precisa buscar a qualificação.”

 

É o caso de Maristela de Oliveira Santos, 40 anos, que pretende fazer um curso de inglês para trabalhar como operador bilíngüe. Há cinco anos no mercado de callcenter, Maristela trabalha na Atento e vê com bons olhos a profissão. “Dá satisfação poder ajudar e orientar o cliente. Além disso, o primeiro contato do cliente é feito com o operador e eu acredito que é por esse meio que ele vai sentir segurança e confiança no atendimento que a gente presta para ele”, conta.

 

Oportunidade para jovens – Quem compartilha da mesma opinião é Silvana Pereira, gerente de atendimento da Dedic, que considera o Dia do Operador uma forma de reconhecer esses profissionais. “Os operadores são pedras preciosas que fazem a diferença no relacionamento com o cliente e devem ter um dia especial, pelo esforço e talento”, explica.

 

Silvana aponta o fato de empregar jovens de 18 a 25 anos de idade como principal razão do grande número de empregos gerados. “É uma oportunidade para muitos que não tem grande experiência profissional. Eles aprendem a ter competência técnica, se comunicar e estabelecer parceria com o cliente. Preparamos o profissional não só para o mercado de trabalho, mas também para ser aproveitado na própria empresa. Tem gente que começa como operador e passa a ser gerente de atendimento”, completa.

 

Essa é a expectativa de Nielson Inocêncio de Assis Marques, operador da Dedic de São José dos Pinhais, no Paraná. Há apenas nove meses trabalhando no setor, o jovem de 19 anos diz que já pretende seguir carreira em callcenter. “Espero alcançar primeiro o cargo de supervisor ou então monitoria, para depois fazer uma faculdade e me especializar na área”, afirma. Para Marques, o melhor da profissão é o conhecimento que se ganha, além de aprender a articular melhor as palavras. “Também vejo a grande importância da minha profissão para o mercado, pois tudo começa com o operador. Afinal, o que seria de um callcenter sem operador?”, finaliza.

 

É por tudo isso que o Callcenter.inf.br deseja a todos os operadores de telesserviços: Sucesso na profissão!

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