Alcatel-Lucent pode vender Enterprise

A Alcatel-Lucent afirmou ainda que está verificando formas para “melhorar as oportunidades futuras de seus negócios Enterprise.” Todas as opções estão sendo consideradas, incluindo discussões com terceiros, disse a Alcatel-Lucent. A unidade pode ser arrematada por até 1,2 bilhão de dólares e já existem especulações de que Cisco, HP, Avaya e empresas de private equity, como o Grupo Gores, estão interessadas na compra. A Alcatel-Lucent, no entanto, não confirma essas informações.
A companhia apenas disse que está realizando reuniões com os funcionários e que nenhuma decisão definitiva foi tomada no sentido de identificar se a unidade ficará sob responsabilidade da empresa ou será vendida. O que se sabe é que desde 2006, quando a Alcatel se fundiu com a Lucent, a organização vem passando por dificuldades financeiras e que o valor da companhia diminuiu.
A unidade de negócios Enterprise inclui serviços de Ethernet (tecnologia de interconexão para redes locais), telefonia IP e operações de contact center. Mas os negócios que envolvem Ethernet e telefonia IP estão estagnados por muitos anos. No de Ethernet, por exemplo, a Cisco domina o mercado com participação de 65% no primeiro trimestre, enquanto a HP é a segunda com 11,2%.
Analistas do mercado dizem que a Alcatel-Lucent deveria ter vendido a unidade há anos. “Se já tivesse feito isso, estaria mais forte no mercado”, afirma Steve Hilton, principal analista da Analysys Mason. “Não há necessidade de manter algo que não é seu core business”, completa ele.
Na lista de compradores, Hilton acrescenta a Huawei. Mas ele acredita que o mais provável que aconteça é uma venda para um fundo de private equity.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima