A Avaya, fornecedora de software, sistemas e serviços de comunicações corporativas, comemora aniversário de cinco anos como uma empresa independente e declara que pretende se tornar líder global do mercado corporativo de comunicações convergentes até 2008. O mercado total para soluções convergentes empresariais (conhecida em inglês como Fixed-Mobile Convergence – FMC) está projetado para atingir US$ 7.6 bilhões em 2008*.
A empresa também revela que pretende equipar mais de 8.000 dos seus 20.000 associados com novas aplicações de comunicações móveis. As soluções convergentes integram as redes móveis e fixas permitindo a locomoção do funcionário de um ambiente de trabalho para o outro de maneira totalmente transparente. Com as soluções FMC da Avaya, aqueles que trabalham remotamente podem estender as funcionalidades disponíveis no telefone da sua mesa do escritório – como chamadas em conferência, correio de voz e acesso às informações do diretório de telefones da corporação – para um equipamento móvel, como por exemplo um celular ou um Blackberry. A companhia estima que a adoção dessa solução possa gerar anualmente, uma economia de até US$ 25 milhões, por permitir o incremento da produtividade, a redução de custos de comunicação e outros benefícios operacionais.
“A integração transparente das redes fixas e móveis mudará a percepção de todos a respeito do que é hoje a comunicação móvel e o quanto pode trazer de benefícios para os negócios de uma corporação”, afirma Don Peterson, presidente do Conselho e CEO da Avaya. “Nosso objetivo – ser a líder em mobilidade corporativa e em aplicações de comunicação convergente (FMC) até 2008 – é essencial para continuarmos com a nossa estratégia de oferecer Comunicações Inteligentes, permitindo aos nossos clientes contactar a pessoa certa, no momento exato, pelo meio mais adequado e em qualquer rede”, completa.
Para reafirmar o compromisso da Avaya em liderar o setor de aplicações móveis corporativas, a companhia apresentou um plano para impulsionar a utilização das soluções FMC até 2008 por mais de 8.000 dos associados, incluindo o pessoal das áreas de vendas e serviços, além da diretoria.
O plano é impulsionar as soluções FMC nos próximos três anos, com projeção de aumentar a produtividade em mais de 5%. A primeira fase consiste em habilitar a infra-estrutura de rede da Avaya para integrar de maneira transparente os dispositivos fixos e sem fio e completar todos os testes realizados. Atualmente, o Avaya Mobile para a Série 60 (uma das soluções de comuncicação convergente da Avaya – FMC) está sendo testada por 160 funcionários na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico, que estão utilizando os smartphones da Série 60 da Nokia. A principal oferta dos dispositivos, que incluirá dispositivos dual-mode WiFi/Celular, à medida que estejam disponíveis, está planejada para 2007/2008.
O projeto FMC é parte do programa de transformação dos negócios da companhia: “Avaya como exemplo”, no qual a empresa tem utilizado sua própria tecnologia e serviços para incrementar eficiência, melhorar os serviços ao cliente, assim como reduzir custos.
* Análise interna baseada em pesquisas realizadas pelos principias analistas do mercado. As cifras se referem ao acesso de auto-serviço de voz; clientes de telefonia móvel; headsets VoWLAN; infra-estrutura de dual-mode/crossover; infra-estrutura WLAN; planejamento e projeto.