A Avaya – fornecedora de aplicações, sistemas e serviços de comunicação corporativa – anuncia a colaboração de desenvolvimento juntamente com a Nokia, durante a Futurecom 2006, na oferta de aplicações e soluções de Comunicação Inteligente nos celulares smartphones Nokia da Série 60. O software da Avaya, que pode ser instalado via download e já está disponível em português, possibilita ao usuário ter, no celular, as mesmas funcionalidades de seu ramal no escritório, acessando recursos e funções do sistema de comunicação corporativa, por meio de uma interface simples.
Com o Avaya Communication Manager, a Avaya possibilita que as empresas enfatizem o uso da voz, ao integrar-se às aplicações de valor agregado. O software oferece ao usuário diversas funcionalidades, como o “One-X Mobile Edition” – que permite o recebimento de chamadas, simultaneamente, no celular e no telefone fixo – e o “Meet Me Conferencing” – sistema de áudio conferência no qual liga-se para um único número e, depois de autenticada, a chamada pode ser compartilhada entre vários participantes. Além disso, o sistema viabiliza o roteamento inteligente de chamadas, a integração, a expansão das aplicações e a capacidade de redes de comunicação corporativa.
A instalação de aplicativos Avaya em smartphones Nokia, tais como o Avaya One-X Mobile Edition, que será demonstrado em operação durante a Futurecom, faz parte da colaboração tecnológica estratégica entre as duas empresas para atenderem à crescente demanda de soluções convergentes de comunicação corporativa inteligente, baseadas nos padrões abertos de mercado (conhecido em inglês como Fixed to Mobile Convergence – FMC).
“A Nokia está trabalhando com a Avaya, de forma a estender a comunicação de voz aos funcionários remotos que desejam utilizar um celular Nokia para acessar a rede móvel e a rede corporativa, mantendo as funcionalidades do PABX de suas empresas”, diz Fiore Mangone, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Nokia.