Após meses de negociação, a Telefónica firmou um acordo com o Bain Capital para a venda de sua unidade de negócios no setor de call center, Atento, por mais de 1 bilhão de euros (US$ 1,3 bilhão), incluindo um contrato de prestação de serviços com duração de nove anos. Segundo comunicado oficial do grupo espanhol de telecomunicações, a operação deve ser concluída em dezembro deste ano.
De acordo com estudos realizados pela empresa Frost & Sullivan, divulgados pela executiva Daniela Pineiro, não é a primeira vez que o Bain Capital investe no segmento de contact center. Em agosto, a companhia adquiriu a GenPact, corporação indiana de BPO, e investiu na Stream International, nos EUA. Outra aplicação do private equity ocorreu em novembro de 2009, quando comprou a japonesa Bellsystem24.
A Atento está inserida no Brasil com a maior operação de contact center em número de agentes e em termos de receita detém aproximadamente 25% de market share, mantendo o segundo lugar no mercado, como aponta o levantamento da Frost & Sullivan. A aquisição dentro dessas circunstâncias é uma oportunidade de expandir seus negócios para a América Latina.
A análise também revela que o interesse na indústria de contact center apresenta o potencial do mercado e abre caminho para as melhorias de processos, abrindo possibilidades para o desenvolvimento de operações offshore na região.