Presente no Brasil desde
2013, a Konecta já começa a mostrar a que veio. Atuando há 17 anos no mercado
de contact center, a companhia espanhola que começou no País do zero – sem
aquisição de nenhuma empresa -, já conta com quase duas mil PAs, divididas em dois
sites. E agora está indo para a abertura do terceiro. A nova unidade faz parte
do forte plano de crescimento que traçou para o Brasil. A expectativa é de
dobrar de tamanho até meados de 2018. “O mercado ainda tem muito espaço e
a Konecta possui um potencial de crescimento em novos negócios muito
forte”, afirma o diretor comercial da Konecta, Luis Eduardo Ferraiolo,
acrescentando que o Grupo vê grandes oportunidades de investimento no País.
A chegada do executivo à
companhia, inclusive, faz parte desse movimento. Ferraiolo foi contratado com o
objetivo de ajudar a Konecta a aumentar a base de novos clientes e vender novos
serviços aos clientes atuais. “Minha meta é colocar em operação todo esse
terceiro site, que tem capacidade para cerca de 1 mil PAs, fazendo a empresa
chegar em 3 mil PAs.”
Para isso, as apostas da
empresa estão não só em trazer novas tecnologias que já são aplicadas na
Espanha, mas principalmente em oferecer um modelo de gestão muito mais próximo
dos contratantes. “Fora nossa qualidade, temos para oferecer aos clientes
como diferencial a proximidade da área decisora.” Ele conta que na Konecta
as decisões são tomadas muito rápidas e que há um envolvimento grande do
próprio country manager, Luiz Carlos de Souza Gomes. “A Konecta tem como
grande objetivo destacar-se pela qualidade dos serviços oferecidos, o que exige
dedicação do time diretivo e envolvimento de todos os executivos, a
personalização não pode ser só no preço deve ser na entrega também.”
Essa gestão próxima se
estende até na formatação do modelo de serviço oferecido. De acordo com
Ferraiolo, a Konecta também acredita em parceria na hora de desenvolver uma
estratégia com o cliente ou apresentando um modelo comercial, “que pode
até ser 100% variável, se for o caso”. “Estamos abertos a qualquer
modelo de negócio possa trazer ganhos para os dois lados. Isso no atendimento,
em cobrança ou mesmo nas operações de back office”, explica.
EXPANSÃO
O Grupo espanhol não pensa
em crescimento apenas no Brasil, mas em toda América Latina, tanto que acabou
de fazer a aquisição da Allus e da B-Connect. Com isso, aumentou o quadro de
funcionários de 28 mil para mais de 54 mil, globalmente. Na região, se transforma
na segunda maior empresa. Boa parte dessas operações de língua hispânica é de
near shore para países vizinhos na América Latina e offshore para Espanha,
entre outros países. Estas aquisições permitem que a
multinacional Espanhola tenha um papel importante e relevante no processos de
concentração do setor de BPO, fortalecento a sua liderança na Espanha, Colombia
e posicionando-se como um dos três principais fornecedores do Perú e Argentina,
além de contar com uma posição de destaque no Chile, México e Brasil.