Capital humano faz a diferença na crise



Autor: Vagner Jaime Rodrigues

 

Não é de hoje que as empresas vêm repassando aos prestadores de serviço atividades que não fazem parte do negócio central da organização, como contabilidade, controladoria, gestão de pessoal, controle patrimonial, financeiro, gestão de terceiros, societário e tecnologia. O chamado outsourcing aperfeiçoou-se muito e se estabeleceu não somente como um redutor de custos operacionais das companhias, mas também como elemento estratégico de expansão e conquista de mercado do contratante.

 

Porém, isso só foi possível com a melhoria da mão-de-obra disponível no segmento. Agora, com o quadro de recessão mundial, para continuar crescendo e conquistando confiança perante as empresas, o setor precisará que seus quadros tenham ainda mais qualificação.

 

O fato é que com tantas variáveis no mundo e a necessidade permanente de flexibilização por conta das repentinas mudanças econômicas que sempre existiram – e continuarão existindo -, tornou-se fundamental aos profissionais tomarem decisões rápidas e também terem capacidade de interagir bem com o público que o cerca. No segmento de outsourcing, essas atitudes são ainda mais preponderantes.

 

Uma prestadora de serviço deve ser capaz de tomar medidas favoráveis para uma empresa imediatamente após qualquer situação crítica, mesmo de origem externa – e muitas vezes provenientes de outros países, como esta agora. Equipes com esses atributos em prestadoras de serviço de outsourcing proporcionam facilidade de execução de ações imediatas em meio à turbulência inesperada.

 

O outsourcing irá ainda ser bastante decisivo às empresas na conquista de mercado. O capital humano fará a diferença da afirmação do segmento nesse novo contexto econômico internacional difícil e incerto. Os prestadores de serviço na área deverão investir no desenvolvimento desses profissionais para continuar acompanhando a expansão do País.

 

Atualmente, leis e regras no mercado para tornar as empresas mais transparentes e confiáveis surgiram. Elas têm e terão grande importância, neste momento, dentro das áreas financeiras e administrativas das organizações. E para os profissionais que conhecem tais medidas, a instabilidade econômica poderá ser menos tortuosa.

 

Vagner Jaime Rodrigues é sócio da Trevisan Outsourcing e professor da Trevisan Escola de Negócios. ([email protected])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima