Algumas pessoas não conseguem permanecer na mesma empresa ou cargo por muito tempo, estão sempre em busca de novas oportunidades. Até certo ponto isso é bom, mostra a vontade de crescer. Por outro lado, por que ela precisa dessa mudança constante? O tédio pode ser a resposta e é um dos principais fatores que contribui para queda de produtividade. O coaching pode ajudar a identificar o que deixa o funcionário infeliz e assim trabalhar em cima dessas competências.
“Durante o processo conseguimos identificar o que esta deixando o profissional tão desmotivado, propondo mudanças em seu comportamento, apenas isso já o deixa com mais ânimo para encarar a rotina diária”, afirma Gutemberg Macedo, presidente da Gutemberg Consultores. Ele explica que a prática pessoal e confidencial pode desencadear melhorias importantes na eficiência do executivo. A abordagem é sistemática, lógica, porém humana, abrangendo assuntos como: revisão e análise da carreira profissional, estilos gerenciais, valores, objetivos pessoais, nível de conhecimento sobre o segmento mercadológico, perfil do executivo do futuro e suas responsabilidades éticas e sociais.
Macedo dá algumas dicas do que fazer se está entediado:
– Atitudes rápidas: não cair nas armadilhas do conforto.
– Se aprontar, enfrentar, analisar uma forma diferente de fazer as coisas. Não se deixar ligar pelo “automático”.
– Atitudes constantes: se preparar para tarefas maiores; resolver os problemas sob nova ótica ou perspectiva; assumir mais responsabilidades; estudar o mercador caso a solução seja realmente a mudança de empresa.