Atingir o nível máximo de qualidade e satisfazer as necessidades do consumidor estão entre os maiores desafios no segmento de contact center. Em busca de aprimorar a excelência na prestação do serviço, a produtora de aminoácidos Ajinomoto adota os preceitos definidos dos 10 mandamentos do SAC para evitar o atendimento mecânico. “Nossas pesquisas de satisfação indicam que o cliente da Ajinomoto é muito exigente e não aceita esperar, não estamos fazendo um favor a ele, apenas tratando-o com respeito”, afirma o gerente da área de relações com o cliente, Carlos Nascimento, em entrevista exclusiva ao Callcenter.inf.br.
A aplicação dos mandamentos envolve aspectos como linguagem, confiança e compreensão das necessidades de quem está do outro lado da linha. Na visão do gerente, é importante que os pontos sejam vistos de forma integrada e aplicados de acordo com os conceitos da empresa em relação ao serviço de atendimento prestado, embora o quarto item, “Não deixar o cliente esperando para ser atendido”, seja o primeiro passo para estabelecer um relacionamento duradouro.
Com a chegada das redes sociais, o SAC ganha novas vertentes e a aplicação dos tópicos requer avanços nas companhias que atuam no setor, já que os novos canais abrem espaço para o contato com o consumidor. “Estamos melhorando as plataformas tecnológicas para interagir com maior rapidez e qualidade, sem se esquecer do fator humano”, explica Nascimento.
Facilitar o acesso às informações e se aproximar do cliente são itens importantes para o bom relacionamento com o público-alvo, e são esses aspectos que as corporações devem buscar para o futuro do contact center, como revela o executivo da Ajinomoto. “Entendemos que o consumidor não quer um ´jeitinho´, mas uma solução que faça sentido para ele e não somente para a empresa”, conclui.