Apesar de ser a porta de entrada de muitos jovens para o mercado de trabalho, o setor de contact center ainda é visto na maioria das vezes como emprego temporário. “Estou de passagem”, dizem alguns operadores. Para mudar esse quadro, a AeC vem apostando na formação profissional dos colaboradores. A iniciativa ajuda a reter os funcionários e, muito mais do que isso, o diferencia no mercado de trabalho, segundo Soraia Lemos, gerente de recursos humanos da AeC. “O cuidado nosso com os treinamentos proporcionados é essencial para que o operador, que em muitos casos está exercendo o primeiro emprego, sinta-se bem recebido e confiante para construir uma história de oportunidades na empresa”, explica. Em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br, Soraia conta como é feito esse trabalho na empresa.
Vocês possuem um projeto para formação dos operadores?
A AeC possui um projeto que serve como exemplo de iniciativa para colaborar com desenvolvimento profissional do operador. Denominado “Escola de Liderança”, o projeto foi criado para identificar atendentes que possuam habilidades para exercer a função de líder. Dessa forma, conseguimos preparar nossos gestores com antecedência, criamos valor nas relações interpessoais e ajudamos a formar o cidadão não só para a AeC, como também para a sociedade. Ele existe desde outubro de 2011, sendo que a primeira turma formou em janeiro de 2012.
O que motivou a criação?
Acreditamos que ela contribui diretamente com os quatro principais fatores de retenção de talentos, que são: consolidação de uma empresa com espírito de colaboração; relações construídas com ética e transparência; clima de respeito entre todos os colaboradores; e crescimento sólido para garantir oportunidade e espaço para todos.
Para os alunos que cursam a escola, há um plano de carreira?
Quando a empresa investe no desenvolvimento do colaborador, ela garante o aumento do compromisso e o respeito nas relações. A partir daí, um cuida da imagem do outro e todos buscam resultados sustentáveis e de cooperação. Formar as pessoas e prepará-las é uma premissa da AeC para fidelizar talentos, permitindo aos operadores avaliar seus projetos profissionais e seus aprendizados de forma mais profunda.
Nosso objetivo não é criar uma simples relação de empresa e colaborador. Temos a missão de transformar positivamente a vida de cada colaborador que se empenha e se compromete com nossa organização. Todos os incentivos são de apoio para formação superior, desenvolvimento do colaborador e também no nosso mercado.