A
Contax distribuiu uma nota neste final de semana informando que finalizou, nesta
sexta-feira, dia 9, “mais uma fase da estratégia de estabilização financeira do
negócio, envolvendo o recebimento dos recursos financeiros provenientes da
venda da Allus, anunciada em junho deste ano”. A aquisição da Allus fazia parte
da estratégia de regionalização do Grupo Contax na América Latina, no segmento
de BPO/CRM, com operações na Argentina, Peru e Colômbia.
A
justificativa da venda é que “nos últimos meses, a Contax vem concentrando seus
esforços na retomada do crescimento de forma sustentável”. O comunicado reforça
que esta “estabilização faz parte de uma estratégia bem sucedida de
fortalecimento da saúde financeira. A companhia migrou, em julho, suas ações
para o Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da
BMF&Bovespa. O movimento ocorreu em meio à retomada do foco da Contax no mercado
nacional, e elevou o grau de confiança de todos os stakeholders da
companhia, incluindo clientes e investidores”.
O
comunicado à imprensa explica que a operação de venda à Konecta foi concluída por
US$ 140,4 milhões. Foi um pouco menor que o valor global de avaliação (US$
192 milhões). O ajuste, segundo a empresa, foi em função da dívida existente na
sociedade colombiana, por passivos e contingências.
Com
a venda, a Contax justifica que os recursos serão utilizados para a
recomposição de caixa, pagamento de despesas de venda e amortização antecipada
de parte da dívida da Contax. Essa sequência está “em linha com os compromissos
assumidos no processo de reperfilamento, concluído no primeiro trimestre de
2016”. A nota conclui: “O fato representa mais um avanço nesta etapa de
melhoria do fluxo de caixa financeiro da empresa e, como consequência, o
fortalecimento dos negócios”.