Crédito cresce 27,3% em 2007



O volume das operações de crédito em 2007 totalizou R$ 932,3 bilhões ou 27,3% a mais que o ano anterior. Este expressivo crescimento do volume de crédito foi acompanhado por reduções das taxas dos empréstimos, ampliação dos prazos de financiamento e da base de tomadores. O cenário macroeconômico que combinou expansão da economia, inflação sobre controle e reduções da taxa básica de juros contribuíram para incentivar a concessão e a tomada de recursos no ano passado. Como percentual do PIB, o volume de crédito encerrou o ano em 34,7% e é o maior percentual em relação ao PIB desde maio de 1995.

 

O volume de empréstimos realizados com recursos livres cresceu 2,8% no mês de dezembro e 32,2% em doze meses, sendo que o maior destaque foram as operações para pessoa jurídica que tiveram expansão de 4,4% no mês e 31,4% em doze meses. O volume de empréstimos realizados com recursos direcionados aumentou 1,7% no mês e 16,7% em doze meses.

 

Para 2008, a expectativa é que o volume de crédito cresça em torno de 20%, segundo a última Pesquisa de Projeções e Expectativas de Mercado realizada pela Febraban, em dezembro de 2007. A projeção para a expansão da carteira de crédito para pessoas físicas é de 25,7% e para a carteira de pessoa jurídica, a previsão de crescimento é de 19,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima